Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Ação social leva atendimento médico para população de Manaus

Ação social leva atendimento médico para população de Manaus
O complexo turístico da Ponta Negra transformou-se em um centro médico e odontológico na manhã deste domingo (15). As pessoas que foram curtir o final de semana no local puderam ser atendidas pelos voluntários da Ação Social Odonto-Médica. O evento realizado pelos Conselhos de Medicina e de Odontologia do Amazonas levou para a população exames médicos, além orientação sobre saúde bucal. 

Público lotou o evento. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM), João Franco, o objetivo da ação é comemorar duas datas importantes, a primeira é o Dia do Médico, em 18 de outubro, e a segunda é o Dia do Cirurgião-Dentista, em 25 de outubro. O serviço também faz parte de um trabalho de compromisso social dos conselhos para o público do Estado. 

Franco destacou a importância de procurar ajuda médica, principalmente para crianças e idosos. “A gente sabe que não é fácil conseguir um atendimento, então as pessoas acabam desistindo. Mas cuidar da saúde deve ser prioridade para qualquer um. Então, unimos forças com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) para fazer esse ato solidário”, contou. 

Vários serviços foram oferecidos. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Durante toda manhã, os voluntários realizaram exames laboratoriais, com atendimentos médicos e orientações para prevenção de doenças nas seguintes áreas: dermatologia, ginecologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, nefrologia, pediatria, pneumologia, urologia e consultas odontológicas, com ênfase na Campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, evidenciando o diagnóstico precoce. 

A secretária-geral do Cremam, Amazonina Telles de Souza, abraçou a causa e garantiu que outras edições do evento acontecerão pela cidade. “Queremos fazer a ação uma vez ao ano, mas ainda vamos sentar para conversar sobre a próxima edição. Talvez façamos em outros lugares e com mais atendimentos. Só posso dizer que estou orgulhosa do trabalho que desenvolvemos hoje”, explicou. 

Público

A chuva que caiu na manhã deste domingo não impediu as pessoas de participarem. A vendedora Rafaela Martins soube da ação através das redes sociais. “Tentei marcar uma consulta com um dermatologista e não consegui. E, pela internet, descobri que haveria vários tipos de atendimentos na Ação Odonto-Médica. Ainda bem que cheguei cedo e garanti a minha vaga”, disse.

Público sendo atendido na Ação Odonto-Médica. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O administrador Fábio Cardoso não sabia da ação, ele costuma correr na Ponta Negra todos os domingos e aproveitou para checar a pressão. “Eu vi uma movimentação e achei estranho, perguntei para algumas pessoas e eles explicaram. Claro que quis me consultar, né? Afinal, não é todo dia que temos médicos disponíveis dessa forma”, falou. 

Quem gosta de dançar também curtiu o evento. Mas não pense que só os novinhos possuem o gingado, a aposentada Marilza Santos, de 75 anos, acompanhou um grupo que fazia aula de zumba, a disposição da idosa impressionou muita gente. “Sempre gostei de festa, quando era mais nova pulava carnaval e dançava nos bois de Manaus. Acho importante a prática de atividade física, principalmente quando se chega na terceira idade”, contou. 

Dona Marilza aproveitou para dançar. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Parceiros

Participaram da Ação Social Odonto-Médica a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), filiado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (ASSAGO), Fundação Alfredo da Mata, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e Fundação Piedade Cohen (Fundapi).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/