Manaus 30º • Nublado
Sábado, 04 Dezembro 2021

Açaí contaminado assusta acreanos, conheça sintomas e prevenção do mal de Chagas

Açaí contaminado assusta acreanos, conheça sintomas e prevenção do mal de Chagas
O mal de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do barbeiro. Na última sexta-feira, (1º), açaí contaminado foi encontrado no Mercado Elias Mansour, em Rio Branco, após análise feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Para tirar as dúvidas dos internautas, o Portal Amazônia, mostra uma série de informações sobre a doença, como por exemplo, a transmissão, sintomas e tratamento

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2016, 69% das infecções registradas em todo o território nacional foram por transmissão oral, 9% por transmissão vetorial e em 21% não foi identificada a forma de inoculação.
A transmissão vetorial geralmente ocorre quando as fezes do inseto, contaminadas com o protozoário, são depositadas na pele enquanto o barbeiro suga o sangue da pessoa. A coceira provocada pela picada facilita a entrada do tripanossomo no organismo.

Foto: Divulgação
Já a transmissão oral está associada, na maioria dos casos, ao consumo de açaí contaminado, em razão do uso acentuado da fruta na culinária da região Norte.
Outros tipos de alimentos, entretanto, também podem disseminar o protozoário causador da doença de Chagas. Segundo informações do Instituto Evandro Chagas (IEC), também é possível, ainda que em menor escala, a difusão por transfusão de sangue infectado; transmissão congênita pela placenta (de mãe infectada para o filho); por transplante de órgãos; e a transmissão sexual.
Sintomas
Na maioria das situações, a fase aguda da doença de Chagas, que ocorre dias após a infecção, é assintomática, sendo possível que o portador leve de 20 a 40 anos para apresentar os sintomas – momento em que ocorre a fase crônica da enfermidade. Nos casos em que a doença já se manifesta nesta fase inicial, os sintomas geralmente envolvem febre, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos e inchaço do fígado e do baço. Já na fase crônica, os pacientes podem apresentar aumento do volume do coração, lesões cardíacas, alterações do ritmo de contração e inchação do esôfago e do estômago.
Tratamento
O tratamento da doença de chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. Para as pessoas na fase crônica, a indicação desse medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso.
Em casos de intolerância ou que não respondam ao tratamento com benznidazol, o Ministério da Saúde disponibiliza o nifurtimox como alternativa de tratamento, conforme indicações estabelecidas em Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
Independente da indicação do tratamento com benznidazol ou nifurtimox, as pessoas na forma cardíaca e/ou digestiva devem ser acompanhadas e receberem o tratamento adequado para as complicações existentes.
Como prevenir a Doença de Chagas?
A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/