Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Saiba o que fazer ao perder ou encontrar documentos pessoais no Carnaval

Saiba o que fazer ao perder ou encontrar documentos pessoais no Carnaval
Sair de casa e levar um documento de identificação é o que os cidadãos precisam fazer. E nesse período de folia, o cuidado deve ser redobrado para não perder os documentos e depois ter a dor de cabeça de ir atrás da 2ª via. Mas a pergunta comum é o quê fazer se perder documentos pessoais no Carnaval?

Caso a folia seja tumultuada e, por algum motivo, houve perda ou roubo de documentos, é importante estar atento a alguns procedimentos para tentar minimizar os problemas.

A equipe do Portal Amazônia separou algumas dicas para ajudar quando acontecer da perda ou roubo de documentos, nos estados da Amazônia Legal, ou se de repente alguém encontrar alguma documentação, como fazer para entregar?

Para quem perdeu

Primeiro, busque verificar se não esqueceu em casa ou algum amigo encontrou. Constatado realmente a perda, é necessário sempre começar com um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito pela internet nas Delegacias Interativas e Virtuais do seu estado.

Amazonas: https://www.delegaciainterativa.am.gov.br/

Pará: https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/

Amapá: https://www.policiacivil.ap.gov.br/menu/delegacia-eletronica

Tocantins: https://www2.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual/

Maranhão: https://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br/

Mato Grosso: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam

Roraima, Rondônia e Acre não possuem o serviço, então é necessário ir até uma Delegacia e realizar a ocorrência de forma presencial.

Realizado o BO, a busca pelo documento precisa ser feita, e alguns estados disponibilizam um serviço de consulta para Achados e Perdidos.

No Amazonas, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado tem o serviço de Achados e Perdidos em todos os pontos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que cadastra os documentos encontrados em uma base de dados, e pode ser consultado no site: www.sejusc.am.gov.br, ou pelo telefone: 0800 268 2300.

Caso os documentos sejam localizados, a busca e a entrega pode ser realizada em algum dos Postos do PAC, nos seguintes endereços:

Posto de Ouvidoria no PAC São José
End: Av. Cosme Ferreira, 4605- Uai Shopping  Bairro São José I


Posto de Ouvidoria no PAC Compensa
End: Av. Brasil, n°1325- Compensa I


Posto de Ouvidoria no PAC Galeria
End: Rua Miranda Leão, nº 327 – Centro


Posto de Ouvidoria no PAC Sumaúma
End: Av. Noel Nutels, nº1762 – Cidade Nova I


Posto de Ouvidoria no PAC Alvorada
End: Av. Desembargador João Machado, n°4.922 – Planalto/Alvorada


Posto de Ouvidoria no PAC Educandos
End:Av. Beira Mar, sem número – Educandos


Posto de Ouvidoria no PAC Leste
End: Av. Autaz Mirim, nº 288 – Tancredo Neves


Posto de Ouvidoria no PAC ViaNorte
End: Av. Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3.760 – Nova Cidade


Posto de Ouvidoria no PAC 10 MALL
End: Rua Lindon Johnson, nº 55 – Parque Dez


No Acre, os documentos perdidos e achados podem ser entregues na OCA, que fica na Rua Quintino Bocaiuva, centro de Rio Branco.  Os documentos que chegam por lá são cadastrados na base de dados do órgão e pode ser consultados no site (https://gsp.ac.gov.br/consulta-por-orgao/central-de-servico-publico-oca-rio-branco/achados-e-perdidos/).

Em Tocantins, o Resolve Palmas tem o serviço de Achados & Perdidos. Para quem perdeu algum documento pode consultar o site https://resolve.palmas.to.gov.br/informativo/17/ e verificar se o nome aparece na lista de documentos encontrados. Para quem encontrou algum documento, também pode deixá-lo no Resolve Palmas para que sejam feitos os procedimentos de entrega.

No Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e demais estados do país, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos, basta o interessado ir até uma agência e solicitar a consulta por titular do documento ou ainda pelo site: https://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm.


Os documentos ficam por 60 dias nas agências e depois são enviados ao órgão expedidor. Para retirar o documento, os Correios cobram uma taxa, que para os beneficiários de programas de transferência de renda há isenção.

Para quem encontrar um documento durante a folia, pode fazer a entrega em uma agência dos Correios ou órgão de segurança pública mais próximo.

Veja mais notícias sobre Carnaval.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/