Rumos da cultura são traçados em encontro promovido em Boa Vista

Nesta terça-feira (13), auditório José Celestino da Luz, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, será palco do #dialogaculturarr, com a participação de artistas, entidades e sociedade civil. O credenciamento será a partir das 17h e a abertura, às 20h, com a presença de autoridades ligadas à Cultura. O evento segue até quinta-feira (15).

Na noite de abertura do evento, será feita a leitura do histórico do #dialogaculturarr, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Roraima. O público vai apreciar a apresentação da música Roraimeira, de autoria de Zeca Preto, instituída como o Hino Cultural do Estado, por meio da Lei 1007/15. Em seguida, será servido um coquetel, que contará com a apresentação do Quarteto de Cordas da Emurr.

Foto: Divulgação/Secult
O objetivo do evento é realizar uma conversa com representantes dos segmentos culturais, ouvir as demandas por ações e políticas públicas de cultura que contemplem a totalidade das manifestações e segmentos culturais existentes no estado de Roraima e debater o Sistema de Cultura e a implementação do Fundo de Cultura (FunCultura).

“Será uma conversa sobre Cultura. Sobre tudo que temos de incentivo para que a gente possa informar, discutir e colocar em prática. A Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Lei 318/2001, já funciona”, disse.

Em 2016, a Secult (Secretaria Estadual de Cultura) foi aos municípios e levou oficinas  ministradas por servidores do Gtap (Grupo Técnico para Avaliação de Projetos), o que resultou na participação de quase 100% das cidades do Interior do Estado, com inscrição de projetos culturais para concorrer à Lei de Incentivo à Cultura. “Ainda é preciso realizar um trabalho com os empresários para que apoiem os projetos”, pontuou a secretária de Cultura, Selma Mulinari.

Ainda segundo ela, é necessário que a ida aos municípios continue levando informações aos produtores culturais, implementar a criação dos Conselhos de Cultura para que funcionem. “O Fundo Estadual de Cultura [Lei 983/2014] foi  sancionado em novembro de 2014, pelo então governador Chico Rodrigues, mas falta ser  implementado. Temos que informar sobre essa Lei e criar todos os mecanismos para que ela funcione. Por isso, vamos realizar o #dialogaculturarr”, complementou a secretária.

Confira a programação do #dialogaculturarr:

14 de dezembro (Quarta-feira)

8h30 – Temática I- Sistema Estadual de Cultura, Lei 10.33/2016.
Palestrante: Secretária de Cultura, Selma Mulinari
Moderadora: Jonayna Rodrigues

10h30 – Temática II-Fundo Estadual de Cultura(FunCultura), Lei 983/2014.
Palestrante: Shiská Pereira
Moderador: Tom Zé Albuquerque 

14h30 – Temática III-Cultura e Turismo
Palestrante: Ricardo Peixoto
Moderador: Antônio Bentes Valle Júnior

16h – Temática IV-Economia da Cultura
Palestrante: Elena Fioretti
Moderadora: Selmar Almeida

18h- Show musical com o Grupo Roraimeira

15 de dezembro (Quinta-feira)

8h- Grupos de Trabalho por segmentos:

1-Literatura
2-Cultura Indígena, Popular e Afro-brasileira
3- Artes Plásticas e Visuais
4-Música
5-Comunicação e Audiovisual
6-Artes Cênicas
7-Museologia e Patrimônio Histórico e Cultural

14h30- Apresentação do Diagnóstico Setorial e Propostas por Segmentos

16h- Redação da Carta de Roraima

16h- Palco aberto

17h- Leitura da Carta de Roraima

18h- Encerramento/Show cultural – Palco aberto
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade