Rondônia segue como principal produtor de tambaqui no país, diz IBGE

Em 2019 foram produzidas 40 mil toneladas de tambaqui no estado. Veja os municípios mais produtores.

Foto: Terra da Gente/Arquivo Pessoal

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (16), reafirmou que Rondônia segue como o principal produtor de tambaqui do Brasil, representando 39,7% da produção nacional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Segundo a PPM, no ano passado foram produzidas 40 mil toneladas de tambaqui no estado. Ariquemes (RO), município do Vale do Jamari, foi maior produtor do peixe no estado (com quase 10 mil toneladas)

Abaixo, veja os maiores produtores de tambaquis no estado:

  1. Ariquemes: 9,3 mil toneladas
  2. Cujubim: 4,1 mil toneladas
  3. Rio Crespo: 2,3 mil toneladas
  4. Mirante da Serra: 2,1 mil toneladas
  5. Monte Negro: 1,9 mil toneladas

Demais setores

Nesta quinta-feira também foram publicados no PPM os resultados da pecuária, suinocultura e galináceos. Em relação ao rebanho bovino, segundo o IBGE, Porto Velho se tornou o quarto maior município do país com mais cabeças de gado. Já são cerca de 1,1 milhão. A maior queda de produção no estado foi a de suínos, se comparado de 2015 a 2019. O número de cabeças caiu cerca de 30%. Já a produção de galináceos registrou uma redução de 16% na produção, segundo o IBGE. Em 2015 eram 3,7 milhões de cabeças e, em 2019, esse número caiu para 3,1 milhões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Anaconda: 12 mentiras sobre a Amazônia que parecem verdade no filme

O primeiro filme da saga 'Anaconda', que inspira o novo lançamento mais de 20 anos depois, estrou em 1997 e retrata uma cobra gigantesca encontrada na Amazônia.

Leia também

Publicidade