Roda de Conversa discute coleta de animais na pesquisa em Manaus

Foto: Eduardo Gomes/Acervo Ascom Inpa

Espaço para diálogo, a 2ª Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) levanta o debate sobre a coleta de animais na pesquisa. O evento acontece nesta quarta-feira (12) com a presença do especialista em aves Mario Cohn-Haft e do tecnologista da Instituição Leonardo Brandão Matos, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).

A atividade é aberta ao público e acontece às 16h na Sala de Estudos da Biblioteca, no Campus I do Inpa, em Manaus (AM). Nesta edição, a conversa vai girar em torno da Lei nº 11.974/2008 (Lei Arouca), que regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais. A criação e a utilização de animais (vertebrados) em atividades de ensino e pesquisa científica devem obedecer aos critérios estabelecidos na lei, bem como às resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Concea é responsável pelos regulamentos que regem o uso de animais em pesquisa e em ensino e também pelo credenciamento das instituições envolvidas com essas atividades.

Para o primeiro semestre do ano estão previstas rodas com temas ligados à ética na pesquisa com seres humanos; o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de benefícios; e para onde vão os resíduos e reciclagem no Inpa.

Os encontros acontecerão na segunda quarta-feira de cada mês, às 16h, na Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, situada no Campus I, bairro Petrópolis. O evento possui ainda um grupo de mobilizadores formado por Flavia Costa, Mateus Ferreira, Dionísia Nagahama, Flavia Delgado e Marcos Vinicius Simões. Ao término de cada encontro, será feito um resumo dos debates e o posterior compartilhamento para toda a comunidade.

A Roda de Conversa é uma iniciativa da Coordenação de Extensão (Coext) do Instituto, sob a responsabilidade da pesquisadora Rita Mesquita. O objetivo do evento é estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade, buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre os assuntos em foco.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade