Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Região Norte: conheça lugares para comprar presentes criativos da Amazônia

Captura-de-Tela-2021-06-15-as-17.11.52

Quem vem à Amazônia quer sempre levar uma lembrancinha para mostrar uma das peculiaridades da nossa rica região. Um brinco feito de penas de arara, um anel de caroço de tucumã, um aguidá com pinturas marajoaras, ou ainda as saborosas polpas.

O Portal Amazônia preparou uma lista, dividida por estados, com vários lugares onde você pode encontrar presentes criativos da Amazônia e lembrancinhas regionais.

Veja também: 10 lugares na Amazônia que parecem portais de um mundo mágico

Amazonas

O mercado Adolpho Lisboa, mais conhecido como "mercadão", localizado na Rua dos Barés, centro comercial de Manaus conta com uma extensa variedade de produtos regionais disponíveis para compra. Desde ingrediente típicos da culinária amazonense até a sapos feitos de madeira, o mercado é também considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.

Feirinha da Eduardo Ribeiro, na própria avenida, centro comercial de Manaus. Funciona aos domingos de 6h às 14h. Além do artesanato, cosméticos e roupas, é possível encontrar cafés regionais. A dica é ter dinheiro vivo, pois quase nenhuma barraca aceita cartão.

Outra opção é no entorno do Teatro Amazonas. A Galeria Amazônica, o Artesanato da Amazônia, ficam na rua em frente e a banca do Largo ao lado do teatro. Todas são ótimas opções e com produtos bem regionais.
 

Foto: Divulgação 

Pará

Em Belém, há várias opções para comprar os produtos regionais. Uma ótima pedida é o Mercado do Ver-O-Peso, que funciona de 7h até as 19h. Lá você encontra desde frutas típicas in natura  e em poupas, comidas, artigos marajoaras e os famosos banhos de cheiro, que as erveiras preparam com muita superstição e bons perfumes.

Para as lembrancinhas, a Casa do Artesanato, que fica na rua senador Manoel Barata, e a Casa de Palha, que está na rua 13 de maio, ambas no Centro Comercial de Belém, são bons locais para encontrar os artigos regionais.

E para garantir aquelas jóias exclusivas, o Espaço São José Liberto, também conhecido como Polo Joalheiro é um espaço que oferece essas opções de compra. Funciona de Terça a sábado de 10h às 18h e aos domingos, de 10h às 14h.

Tchibum! Conheça 10 locais para dar mergulho e se divertir em Belém

Roraima

Na capital Boa Vista, é possível encontrar o Centro de Artesanato, que agregaram vários vendedores, e que fica na rua Floriano Peixoto, bem no entorno da Igreja Nossa Senhora do Carmo, próximo da Orla da cidade.

Um outro espaço em Boa Vista, é o Centro de Produção e Comercialização do Artesanato indígena de Roraima "Ko 'Go Damiana", que fica na avenida Eduardo Gomes. Um galeria com várias opções bem regionais. Funciona em horário comercial.

Tchibum! Conheça 6 locais para mergulhar e se divertir em Roraima

Rondônia

Em Porto Velho, é possível encontrar um espaço que traz além do artesanato, alguns bombons de cupuaçu, castanha e açái, é o Floresta Delícias da Amazônia, que fica na Av. Pres. Dutra, 3872 - Olaria, entre a rua Abuña e Senador Álvaro Maia. O Funcionamento é de segunda a sexta, de 9h às 18h, e sábado, de 9h às 12h.

Além desse espaço o estado realiza feiras itinerantes, então é bom sempre dar uma olhada no site do governo de Roraima para conferir a programação.

Paraíso das cachoeiras: Presidente Figueiredo é opção para aproveitar as férias

Acre

Em Rio Branco, a opção é o Mercado Velho. Um ponto turístico com muitas histórias e uma boa opção de compras, tanto de artesanatos, quanto de ervas, cascas, folhas, sementes e outros. O mercado fica na rua Epaminondas Jácome, no Centro. O funcionamento é de domingo a domingo das 6h às 18h.

Amapá

Em Macapá, o Espaço do Artesanato é um dos locais mais famosos da cidade. Lá você encontrará adereços típicos, objetos de decoração, vestuário e obras exclusivas. O funcionamento é de segunda a domingo, de 10h as 22h. 
A Casa do Artesão, localizado em Macapá é o maior centro do artesanato amapaense. Tem como objetivo, estimular a atividade artesanal local e promover a trabalho e renda para os artesãos. O funcionamento é de terça a sexta, de 9h as 19h e aos fins de semana de 15h as 21h.
Outra opção é a Mercearia da Amazônia, uma lojinha bem especial com muitas opções de lembranças para quem quer deixar registrada a passagem por Macapá. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, de 9h às 18h, e fica na Av. Felíciano Coelho, 1509 - Trem. Próximo da IEPa e do Museu da Sacaca.

Três lugares da Amazônia entram em lista dos melhores destinos no mundo para 2019

Mato Grosso

Em Cuiabá, o Sesc - Casa do Artesão, que fica na avenida Tenente Coronel Duarte, 2140 - Centro Sul, é um espaço bem completo e onde pode ser encontrado bons presentes e lembranças típicas. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, de 7h45 às 13h30.

Tocantins

Em Palmas, no Ateliê Natureza Dourada é possível encontrar o artesanato feito com capim dourado, um marco da cultura local. O local fica na rua 104 Sul Av Ns, 4 - ACSE II - CENTRO - 104 Sul. Funciona de segunda a sexta, de 9h as 19h.

Maranhão

Na capital maranhense, o São Luís Artesanato é o local onde é possível ter um experiência completa. Além de visitar um espaço turístico, as ofertas de artesanato são várias. O local está aberto de segunda a sábado de 8h às 20h, e aos domingo de 8h às 18h, e fica na Av. Magalhães de Almeida, 59 - Praia Grande.
 
Foto: Divulgação
 
Conhecido como a vitrine do artesanato maranhense, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA) funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil m², nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. O local serve ainda de palco para apresentações artísticas e eventos, além de atrair turistas de várias partes do mundo durante o ano inteiro, em busca da riqueza e diversidade das peças encontradas no local. No centro é possível encontrar produtos de todas as regiões do Estado, as peças dos 38 artesãos representam diversas tipologias como a renda de bilro. O funcionamento é de segunda a sábado, de 9h as 17h.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/