Recuperados da Covid-19, seis pacientes retornam ao Amazonas

Pacientes chegaram a Manaus na madrugada desta sexta-feira (19), vindos de João Pessoa (PB) e Vitória (ES)

Prontos para um novo capítulo de conquistas e superação, mais seis pessoas recuperadas da Covid-19 retornaram a Manaus, na madrugada desta sexta-feira (19), após a conclusão do tratamento nas cidades de João Pessoa (PB) e Vitória (ES). Eles haviam sido transferidos por meio da força-tarefa do Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, para melhoria do fluxo da rede de saúde e de garantia de atendimento aos acometidos pela doença.
Foto: Emerson Martins/Secom-AM

 Recepcionados pela equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), os recuperados chegaram em dois voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O primeiro, vindo de João Pessoa, pousou em Manaus por volta de 0h40 e trouxe cinco pessoas. Outra paciente chegou por volta de 1h30, num voo vindo da cidade de Vitória.

Com o alívio de retornar a Manaus após o período de tratamento em João Pessoa, Francisco Ramos, de 56 anos, pediu que a população não deixe de lado os cuidados básicos recomendados pelas autoridades da área de saúde e agradeceu ao Governo do Amazonas por todo o apoio que recebeu.

“A sensação é de alívio. O que eu peço para todos é que se previnam, usem máscara, porque essa doença não é brincadeira. E agradecer pelo apoio do Governo do Amazonas por tudo e pelo apoio que recebemos também lá”, concluiu o homem, que estava ansioso pelo retorno para casa.

Quem também chegou feliz e agradecido pela oportunidade foi Lúcio Chaves, que recebeu a oportunidade de ser transferido após passar pelo sistema de regulação do Estado do Amazonas. Ele destaca que a atuação conjunta entre os estados é fundamental no processo de tratamento e recuperação das pessoas acometidas pelo vírus.

“Tão logo surgiu a oportunidade de viagem, eu aproveitei. Chegando a João Pessoa, com apoio logístico do Exército, a gente foi muito bem recebido no Hospital Universitário. A gente recebeu um bom tratamento, um bom acompanhamento médico, e a gente viu a integração dos dois estados. Obrigado aos gestores públicos que estiverem à frente disso”, disse Lúcio Chaves.

Assistência

O governo do Amazonas tem prestado assistência aos pacientes que são transferidos para outros estados brasileiros. Pastas da esfera governamental, como FPS, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Casa Militar, atuam em ações que incluem a triagem prévia dos pacientes a serem transferidos, acompanhamento com profissionais especializados no translado, repasse de informações diárias sobre o quadro clínico dos pacientes aos familiares e logística de retorno para casa em total segurança.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade