Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 24 Novembro 2020

Qualidade de Água da Amazônia é foco do primeiro laboratório da Uepa no PCT Guamá

cqlab-analises-foto-itala-lima

Com previsão de inauguração até o final do ano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) implantará o primeiro laboratório de referência instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Especializado em análise química das águas e efluentes, o Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia funcionará no primeiro piso do "Espaço Inovação" do Parque. A proposta foi aprovada por unanimidade, na terça-feira (20), em reunião com o Conselho Curador da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT.

Foto: Divulgação/Uepa

 O espaço será uma ampliação das ações e pesquisas realizadas há mais de 20 anos pelo Laboratório de Hidrocarbonetos (Labohi), do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade, e nesta nova etapa agregará como apoiadora a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que financiará os investimentos do empreendimento científico.

Após a etapa de adaptação física do espaço, serão instalados equipamentos como Espectrômetro de Emissão Massa com fonte de Plasma (ICP MS) dual View – ThermoScientificAAS; sondas multiparamétricas para leitura de diversos parâmetros de qualidade da água; drone; balanças analíticas de precisão; autoclaves; purificadores de águas, entre outros.

Os dados gerados nas atividades do Laboratório fornecerão informações úteis para a formação e consolidação de pesquisas científicas de análises da qualidade dos recursos hídricos em toda região, assim como darão suporte às ações de instituições e órgãos ligados ao meio ambiente e à outorga de água no Estado, como destaca a coordenadora do projeto, professora Hebe Morganne Campos Ribeiro. "A Uepa com esta iniciativa pretende qualificar profissionais nesta área de pesquisa, bem como atender demandas do Estado na emissão de laudos de qualidade da água para as atividades industriais e agrícolas, além de auxiliar órgãos estaduais e municipais que demandem este tipo de serviço", afirma.

Formação de recursos humanos - Ao realizar pesquisas e extensão na área ambiental, o Laboratório também pretende formar recursos humanos para atuar no ensino, pesquisa e desenvolvimento da área ambiental na Amazônia, por meio do conhecimento interdisciplinar e domínio de tecnologias aplicadas no entendimento e resolução dos problemas que envolvem as relações homem-ambiente. "As atividades previstas para o Laboratório representam uma conquista para nossa região de uma maneira geral, pois a água faz parte da paisagem de forma preponderante, além de ser diversa no ponto de vista biológico, das próprias condições geográficas, geológicas, hidrológicas e hidroquímicas. Temos vários tipos de cursos d'água: rios, igarapés, com diferentes tipologias. Devido às diversas características, torna-se importante fazer análises, verificar índices de contaminação e aferições sobre diversas situações", defende o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

O Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia tem como foco a pesquisa nas áreas de recursos hídricos, sensoriamento remoto, geoestatística, geoprocessamento e qualidade de água. Será conduzido por uma equipe de professores e pesquisadores da Uepa, e também prevê a colaboração de alunos bolsistas.

Pesquisa científica e colaboração institucional

O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia e tem como princípio fundamental ser o motor de revitalização para o desenvolvimento do Estado por meio do estímulo à pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Ainda que atuante em outras atividades do Parque, a Uepa terá no Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia o primeiro espaço coordenado por um grupo de pesquisa da Universidade. "Recebemos a missão de abrigar esse grupo de pesquisa da Uepa com muito entusiasmo porque é uma área importante de pesquisa e prestação de serviços. Qualquer ação relacionada à qualidade, poluição e outros aspectos ligados à água é muito importante. Este Laboratório certamente terá cooperação da Uepa com outras instituições do Estado e certamente terá interface com outros laboratórios similares de outras instituições de pesquisa", analisa a professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, presidente do Conselho Curador da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT Guamá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 24 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/