Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Programação especial marca 405º aniversário de São Luís

Programação especial marca 405º aniversário de São Luís
Os 405 anos de São Luís serão comemorados ao som de diversos ritmos musicais do Maranhão. A grande festa, promovida pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (8), será realizada no Espigão da Ponta d’Areia com uma série de shows.

A programação abrirá com o cantor Cláudio Fontana, a partir das 19h. Dando sequência, a cantora Rita Benneditto entrará no palco às 20h. Para encerrar a noite, o cantor Tom Cleber, que entrará as 21h, interpretará marcantes composições do seu trabalho.

Nascido em São João dos Patos, Tom Cleber gravou seu primeiro disco em formato LP em 1993, mas só veio conhecer o sucesso dez anos depois, em 2003. Apesar do tempo de estrada, “essa é a primeira vez, depois de muito tempo de carreira, que eu estou sendo contratado por uma administração do Governo do Maranhão”. Ele ressalta que oportunidades como esta são importantes para manter a cultura do estado viva e valorizada.

Para sexta-feira, Tom Cleber conta que está preparando, além do estilo voz e violão, uma apresentação com pegada dançante. “Será um show bem eclético, pois sou conhecido como um cantor romântico, mas vou fazer um show dançante. É uma honra cantar no aniversário de São Luís, onde irei levar muitas músicas de compositores maranhenses”, comenta o artista.
Foto: Divulgação

Show muito esperado

Antes da apresentação do Tom Cleber, a cantora Rita Benneditto levará ao público desde canções consagradas do seu primeiro CD, lançado em 1997, até sucessos recentes. O trabalho da artista é marcado por referências às religiões afro-brasileiras e à cultura maranhense. O show dela é um dos mais esperados da noite de festa.

“Estou lisonjeada com o convite do Governo do Estado e emocionada com o fato de poder celebrar o aniversário de São Luís ao lado de meu povo”, diz Rita. “Como o aniversário de São Luís já se tornou uma festa popular, misturei as músicas mais conhecidas do meu repertório com outras que saúdam as forças da natureza para, dessa forma, aplaudir e abençoar minha cidade tão linda e cheia de poesia”, acrescenta a cantora.

Para esse encontro musical com a Ilha do Amor, a cantora preparou um roteiro com músicas mais românticas – como ‘Filhos da Precisão’ e ‘Lenha’ – e outras mais dançantes, como ‘Domingo 23’, ‘Jurema’, ‘A deusa dos orixás’, e ‘Tambor de Crioula’, entre outras.

Quem abre a programação é o cantor e compositor Cláudio Fontana, conhecido pelos grandes sucessos da década de 1960, como a música ‘O Homem de Nazaré’, mais conhecida na voz de Antônio Marcos.

Mais música

As apresentações se estendem até o sábado (9), no show Louvação a São Luís, realizado em parceria com a Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

Chorando Calado, Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões), Cláudio Gomes, César Teixeira, Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, Kadu Ribeiro, Grupo 1,2,3 (Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos), Mano Borges e Grupo Lamparina são as atrações que animam a festa.

Dentro da programação, o cantor e compositor maranhense Carlos Gomes vai se apresentar com cantores convidados Tereza Canto, Rose Maranhão e Walisson Ribeiro.

“Foi uma honra muito ser convidado para participar dessa grande festa. Estou levando três convidados para interpretar músicas minhas e engrandecer ainda mais esse momento. Todas as músicas do show são autorais”, conta.

Já Rose Maranhão canta o samba-canção ‘Sambologia’, de composição de Carlos Gomes e do saudoso Augustinho Reis. “Por incrível que pareça, conheço Carlos Gomes desde 1976, e essa pessoa maravilhosa me convidou para participar dessa festa. Aceitei de imediato a oportunidade para cantar esse samba gostoso e levar o público ao delírio”, diz Rose.

Existente desde 2004, a dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, apresentará no show parte do seu quarto álbum, ‘Radiola em Transe’, além de sucessos da música maranhense e algumas surpresas. “Esperamos ansiosos pela presença do público para a gente desfrutar desse momento de celebração e, se possível, de reflexão”, diz a dupla.

Forte de Santo Antônio da Barra

Antes do show da sexta-feira, às 17h, o Governo do Maranhão entrega o Forte de Santo Antônio da Barra. O espaço será inaugurado com a exposição França Equinocial, aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A entrada é gratuita. Em breve serão inaugurados no local os museus das Embarcações e da Imagem e do Som.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/