Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Primeira Roda de Conversa no Inpa debaterá papel das mulheres na ciência

Primeira Roda de Conversa no Inpa debaterá papel das mulheres na ciência
Papel da mulher na ciência é tema do primeiro encontro. Foto: Fernanda Werneck/Cedida
Com a proposta de realizar encontros mensais abertos ao público externo e interno da Instituição, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá a primeira Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Por isso, na primeira edição o tema será 'Mulheres na Ciência'.

A Roda de Conversa é uma iniciativa da Coordenação de Extensão (Coex) do Inpa, sob a responsabilidade da pesquisadora Rita Mesquita. Segundo a coordenadora, o objetivo do evento é estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade, buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre os assuntos em foco. Os encontros acontecerão na segunda quarta-feira de cada mês, às 16h, na Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, situada no Campus I, bairro Petrópolis, Manaus (AM).

Neste primeiro semestre estão previstas cinco Rodas de Conversa sobre temas ligados à ética na pesquisa: a participação das mulheres na ciência; a pesquisa com animais; a ética na pesquisa com seres humanos;  o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de benefícios; e para onde vão os resíduos e reciclagem no Inpa.

Para o primeiro encontro, a Roda contará com a participação da analista em Ciência e Tecnologia do Inpa, a historiadora Ângela Panzu, que estudou no Mestrado as mulheres pioneiras do Inpa, e a pesquisadora Fernanda Werneck, que ganhou no ano passado o prêmio L’Oréal Brasil Para Mulheres na Ciência.

De acordo com Mesquita, o espaço de diálogo falará sobre a participação de mulheres pesquisadoras nos primórdios do Inpa e trazendo a conversa até os dias atuais com jovens cientistas da Instituição sendo reconhecidas e premiadas por sua atuação. “Falar sobre Mulheres na Ciência no dia 8 de março é importante e estratégico, pois também se comemora o Dia Internacional da Mulher”, diz a pesquisadora, que espera, ao abordar temas relevantes como esses, envolver mais a participação cidadã de servidores, colaboradores, alunos e bolsistas em assuntos importantes para a pesquisa moderna.

A Roda de Conversa possui um grupo de mobilizadores formado por Flavia Costa, Mateus Ferreira, Dionísia Nagahama, Flavia Delgado e Marcos Vinicius Simões. Ao término de cada encontro, será feito um resumo dos debates e o posterior compartilhamento para toda a comunidade.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/