Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Prevenção das DSTs em gatos e cachorros é tema do CarnavAU em Manaus

Prevenção das DSTs em gatos e cachorros é tema do CarnavAU em Manaus
A Clínica Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (CliniVet/Esbam) realiza a Campanha CarnavAU - Prevenção DST em PET com o objetivo de levar prevenção e combate à doenças em animais domésticos. A campanha acontece dia 17 de março com atendimento veterinário para cães e gatos, triagem, exame físico ginecológico, urológico, citologia aspirativa (exame para diagnóstico de TVT – Tumor Venéreo Transmissível), vacinação antirrábica e vermifugação. 
Foto: Reprodução/Shutterstock
O TVT é um tumor considerado uma neoplasia de células redondas da mucosa genitália externas de cães machos e fêmeas, com transmissão durante o coito (relação sexual) e contato direto por meio de toque de um animal para o outro.

A proposta da Campanha é alertar a causa do TVT a comunidade e seus tutores (donos), de qual formar proceder na prevenção da doença. Lembrando que os diagnósticos podem ser feitos por meio dos sinais clínicos e exames histopatológicos.

Para o coordenador de Medicina Veterinária, José Allan de Araújo, o TVT é um tumor transmitido de cão para cão, com ou sem contato sexual. O professor alerta também sobre o risco dos cães saírem para rua, pois o maiores casos de TVT estão em animais que vivem em lugares onde existam cães em maioria e sem cuidados essenciais, pois o rico do animal contrair a doença é maior devido ao contato que provavelmente haverá entre eles.

“Dependendo do contato com o animal que possui a doença, o tumor surge geralmente na região genitália, podendo também aparecer em outros lugares do seu corpo. A melhor forma de prevenir o animal, é evitando que o mesmo tenha contato com outros de rua. O TVT é uma doença tratável através de quimioterapia com uma dose a cada sete dias durante 4 quatro semanas", explicou Araújo.

Os serviços de atendimentos veterinários iniciarão a partir das 8h da manhã. A Clínica Veterinária/CliniVet está localizada no Conjunto Abílio Nery, Rua Lauro Sodré, no bairro Adrianópolis. Para mais informações: (92) 3305-1805. 

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/