Prefeitura de Belém anuncia novas medidas de combate à Covid-19​

A circulação de pessoas passa a ser proibida entre 21h e 05h. Veja todas as medidas que entraram em vigor a partir desta quarta-feira (10)

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em conjunto com o governador do Pará, Helder Barbalho, e demais prefeitas e prefeitos da Região Metropolitana de Belém, anunciou novas medidas para conter o avanço da Covid-19.

Com o anúncio, feito na noite desta terça-feira, 09, está proibido o funcionamento de academias e cinemas; o comércio de rua – incluindo feiras – passa a funcionar de 10h às 17h; os shoppings centers funcionarão de 11h às 19h; e a circulação de pessoas passa a ser proibida entre 21h e 05h.

Foto: Joyce Ferreira / Comus

Salvar vidas

“Todas as decisões foram tomadas coletivamente e nós assumimos o ônus e o bônus. O bônus é salvar vidas, é evitar que as pessoas adoeçam, é não ter Belém, o Pará em manchetes com mil pessoas esperando por leitos”, enfatizou o prefeito de Belém.

Além disso, as medidas já apresentadas – também em conjunto entre as gestões municipal e estadual – no dia 2 de março foram mantidas por mais sete dias. Desta forma, seguem proibidas: as aglomerações com número superior a 10 pessoas em locais públicos e privados e a venda de bebidas alcoólicas a partir das 18h. Restaurantes, lanchonetes e similares só podem funcionar com 50% da capacidade total e até às 18h; e apenas uma pessoa por grupo familiar pode fazer compras em supermercados.

“Isso se faz necessário para que nós possamos garantir atendimento para a população, aqueles que necessitam do sistema de saúde. O ato de preservar a vida nos exige esse esforço”, pontuou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Ônibus na capital paraense

Para garantir que as aglomerações sejam evitadas dentro dos coletivos, a Prefeitura de Belém, junto do governo do estado, está em diálogo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) para que o decreto seja cumprido. Para além disso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) está trabalhando para fiscalizar a circulação de ônibus na capital paraense.

As medidas para combater a covid-19 em Belém, e demais municípios que compõem a Região Metropolitana, entram em vigor a zero hora desta quarta-feira, 10.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade