Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Prefeitura de Belém anuncia novas medidas de combate à Covid-19​

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em conjunto com o governador do Pará, Helder Barbalho, e demais prefeitas e prefeitos da Região Metropolitana de Belém, anunciou novas medidas para conter o avanço da Covid-19.

Com o anúncio, feito na noite desta terça-feira, 09, está proibido o funcionamento de academias e cinemas; o comércio de rua - incluindo feiras - passa a funcionar de 10h às 17h; os shoppings centers funcionarão de 11h às 19h; e a circulação de pessoas passa a ser proibida entre 21h e 05h.

Foto: Joyce Ferreira / Comus

Salvar vidas

"Todas as decisões foram tomadas coletivamente e nós assumimos o ônus e o bônus. O bônus é salvar vidas, é evitar que as pessoas adoeçam, é não ter Belém, o Pará em manchetes com mil pessoas esperando por leitos", enfatizou o prefeito de Belém.

Além disso, as medidas já apresentadas - também em conjunto entre as gestões municipal e estadual - no dia 2 de março foram mantidas por mais sete dias. Desta forma, seguem proibidas: as aglomerações com número superior a 10 pessoas em locais públicos e privados e a venda de bebidas alcoólicas a partir das 18h. Restaurantes, lanchonetes e similares só podem funcionar com 50% da capacidade total e até às 18h; e apenas uma pessoa por grupo familiar pode fazer compras em supermercados.

"Isso se faz necessário para que nós possamos garantir atendimento para a população, aqueles que necessitam do sistema de saúde. O ato de preservar a vida nos exige esse esforço", pontuou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Ônibus na capital paraense

Para garantir que as aglomerações sejam evitadas dentro dos coletivos, a Prefeitura de Belém, junto do governo do estado, está em diálogo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) para que o decreto seja cumprido. Para além disso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) está trabalhando para fiscalizar a circulação de ônibus na capital paraense.

As medidas para combater a covid-19 em Belém, e demais municípios que compõem a Região Metropolitana, entram em vigor a zero hora desta quarta-feira, 10.

Veja mais notícias sobre NotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/