Ponte do Abunã, sobre o Madeira, será inaugurada nesta sexta-feira (7); confira curiosidades

Considerada estratégica para a região, a Ponte do Abunã conta com uma estrutura de concreto e aço de mais de 1,5 quilômetros de comprimento

Após quase sete anos de obras, a Ponte do Abunã será inaugurada nesta sexta-feira (7) e vai interligar as capitais do Acre e de Rondônia. A expectativa é que, com a nova ponte, o setor produtivo seja impulsionado nos dois estados. O evento vai contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Considerada estratégica para a região, a Ponte do Abunã conta com uma estrutura de concreto e aço de mais de 1,5 quilômetros de comprimento por 14,9 de largura. É considerada a segunda maior ponte de água doce do Brasil, somando investimentos de R$ 154 milhões.

A ponte sobre o rio Madeira deve conectar os acreanos à malha rodoviária federal a partir da BR-364. A rota também vai permitir a conexão com a BR-317, a Transoceânica, pela qual se pode chegar até o litoral peruano.

Foto: Daiane Mendonça/Secom-RO

Segundo o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a ponte terá um fluxo diário de cerca de dois mil veículos. A obra vai solucionar também o problema do custo e do tempo utilizado para a travessia do rio Madeira, que era feita por balsas desde a década de 1980.

Com a inauguração da ponte, há uma tendência de aumento do tráfego, além da redução do tempo de viagem, uma vez que os veículos não precisarão esperar pela travessia na balsa.

Curiosidades 

  • A Ponte do Abunã, sobre o rio Madeira, será a segunda maior ponte de água doce do Brasil, atrás apenas da Ponte Jornalista Phelippe Daou, sobre o rio Negro, que liga Manaus a Iranduba e tem mais de 3,5 quilômetros de comprimento.
  • Embora a ponte seja totalmente construída no território rondoniense, a outra ponta da cabeceira da estrutura é conhecida como “lado do Acre”, por apontar o sentido ao estado vizinho. Antes mesmo de se chegar ao território acreano, ainda se percorrem os distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, todos pertencentes a Porto Velho.

 A Ponte do Abunã em números

  • 1,517 mil metros de comprimento
  • 2 mil veículos será o fluxo diário da ponte
  • R$ 154 milhões foi o total de investimentos para a construção da ponte
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade