Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Ponte do Abunã, sobre o Madeira, será inaugurada nesta sexta-feira (7); confira curiosidades

Após quase sete anos de obras, a Ponte do Abunã será inaugurada nesta sexta-feira (7) e vai interligar as capitais do Acre e de Rondônia. A expectativa é que, com a nova ponte, o setor produtivo seja impulsionado nos dois estados. O evento vai contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Considerada estratégica para a região, a Ponte do Abunã conta com uma estrutura de concreto e aço de mais de 1,5 quilômetros de comprimento por 14,9 de largura. É considerada a segunda maior ponte de água doce do Brasil, somando investimentos de R$ 154 milhões.

A ponte sobre o rio Madeira deve conectar os acreanos à malha rodoviária federal a partir da BR-364. A rota também vai permitir a conexão com a BR-317, a Transoceânica, pela qual se pode chegar até o litoral peruano.

Foto: Daiane Mendonça/Secom-RO

Segundo o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a ponte terá um fluxo diário de cerca de dois mil veículos. A obra vai solucionar também o problema do custo e do tempo utilizado para a travessia do rio Madeira, que era feita por balsas desde a década de 1980.

Com a inauguração da ponte, há uma tendência de aumento do tráfego, além da redução do tempo de viagem, uma vez que os veículos não precisarão esperar pela travessia na balsa.

Curiosidades 


  • A Ponte do Abunã, sobre o rio Madeira, será a segunda maior ponte de água doce do Brasil, atrás apenas da Ponte Jornalista Phelippe Daou, sobre o rio Negro, que liga Manaus a Iranduba e tem mais de 3,5 quilômetros de comprimento.
  • Embora a ponte seja totalmente construída no território rondoniense, a outra ponta da cabeceira da estrutura é conhecida como "lado do Acre", por apontar o sentido ao estado vizinho. Antes mesmo de se chegar ao território acreano, ainda se percorrem os distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, todos pertencentes a Porto Velho.

 A Ponte do Abunã em números

  • 1,517 mil metros de comprimento
  • 2 mil veículos será o fluxo diário da ponte
  • R$ 154 milhões foi o total de investimentos para a construção da ponte

Veja mais notícias sobre NotíciasAmazôniaAcreRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/