Pioneiro da televisão no Amazonas, Khaled Hauache morre aos 102 anos

Khaled Hauache foi pioneiro da televisão no Estado e um dos ícones das comunidades muçulmana e árabe do Amazonas, em especial da colônia síria.

Na manhã deste sábado (28), o empresário Khaled Hauache, pioneiro da televisão no Estado e um dos ícones das comunidades muçulmana e árabe do Amazonas, em especial da colônia síria, morreu aos 102 anos, em Manaus. 

Natural da região de Damasco, na Síria, chegou aos Amazonas em 1946. Ao longo desse período, Khaled Hauache mostrou seu talento para os negócios se destacando como regatão, comerciante, empresário e pioneiro na área de televisão com a TV Ajuricaba, fundada no final da década de 1960. Ele também fundou a TV Manaus, na década de 1990, que deu origem a TV EM TEMPO e, posteriormente, a TV Norte Amazonas.

Foto: Arquivo Pessoal

Khaled Hauache foi um empresário multifuncional e de sucesso. Iniciou as atividades antes mesmo do início da implantação da Zona Franca de Manaus (ZFM),  com empresas de manufatura de juta e, depois, com a fábrica de tecidos Matinha, que não só gerou diversos empregos na região,  como beneficiou socialmente a cidade.

Khaled Hauache era casado com a ex-deputada federal, empresária e jornalista Sadie Hauache. Deixou quatro filhos, além de 12 netos e 9 bisnetos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade