Penarol vence Manaus FC nos pênaltis e é campeão do Amazonense 2020

Time de Itacoatiara quebrou o jejum de 10 anos sem conquistar um título estadual

A Arena da Amazônia recebeu no fim da tarde de segunda-feira (1) a grande final do campeonato amazonense de futebol 2020. O Penarol, de Itacoatiara, venceu o Manaus FC nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Com esse triunfo, o Leão da Velha Serpa quebra o jejum de 10 anos sem conquistar um título estadual. 

O jogo mal havia começado e, com apenas dois minutos, o Penarol abriu o placar. Após cobrança de escanteio batido por Alberto, Ramon mostrou oportunismo e apareceu livre para marcar. Diante disso, o Manaus se viu obrigado a atacar, mas levava pouco perigo ao adversário. Aos nove minutos, Edvan cruzou com perigo, o goleiro Pedro Henrique não alcançou e a bola passou perto do gol.

Foto: Mauro Neto/Faar

Após a parada técnica, o Gavião voltou melhor e quase empatou com Tiago Costa, que chutou forte de fora da área, obrigando Pedro Henrique a fazer a ponte. Logo em seguida, aos 39 minutos, veio o empate do esmeraldino com Philip, deslocando o goleiro após receber cruzamento de Diego Rosa na direita. Ainda deu tempo do Manaus quase virar o marcador nos acréscimos do primeiro tempo, quando Guilherme Amorim chutou com veneno, mas a bola parou no travessão.

O Manaus continuou tomando conta da partida na segunda etapa, e antes dos 10 minutos já havia criado boas chances de fazer o segundo. Uma delas foi com Diego Rosa, após receber passe de Philip e chutar no canto do goleiro Pedro Henrique, que espalmou para escanteio.

A melhor chance do segundo tempo apareceu com Rafael Ibiapino aos 23 minutos. Diego Rosa cobrou escanteio, o goleiro do Penarol não conseguiu encaixar e o camisa 9, livre de marcação, chutou, mas a bola parou na zaga rival. Aos 39 minutos, Douglas Lima pegou a sobra na entrada da área e chutou forte no ângulo, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Apesar do esforço das duas equipes, o placar de 1 a 1 foi mantido e o título foi decidido nos pênaltis. Foi quando o goleiro Pedro Henrique se destacou, defendendo três cobranças do Manaus e ajudou o Penarol a conquistar o título estadual que não vinha desde 2011. 

São Raimundo x Fast

No mesmo horário, mas no estádio Ismael Benigno (Colina), o Fast venceu o São Raimundo por 1 a 0 e ficou com o terceiro lugar do Barezão 2020. Com isso, o Rolo Compressor garantiu sua vaga na Série D de 2021.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade