Manaus 30º • Nublado
Domingo, 19 Setembro 2021

Países esquecidos da Amazônia: conheça a Guiana Inglesa e suas belezas

Captura-de-Tela-2021-03-26-as-17.35.41



A Amazônia é a maior área de floresta do mundo, e além de sua predominância no Brasil, ela também se espalha pela Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Esses três últimos países são um tanto desconhecidos e até esquecidos do cenário turístico, mas não passam despercebidos pela equipe do Portal Amazônia.

Nesta série de matérias, o Portal Amazônia apresenta as peculiaridades, pontos turísticos e boas dicas do quê fazer se escolher a Guiana, a Guiana Francesa ou o Suriname para desbravar.

Começamos pela Guiana

A Guiana fica localizada ao norte do Brasil, bem em cima de Roraima e do Pará, e se chama República Cooperativa da Guiana, mais conhecida como Guiana Inglesa. Foi colonizada por britânicos, e tinha a cana-de-açucar como base econômica na época. Foi se desenvolvendo abolindo a escravidão, e em 1966 alcançou a independência.

Foto: Divulgação

A capital do país é Georgetown, e a língua oficial é o inglês. Os brasileiros costumam ir à Lethem, que é uma cidade para o turismo de compras, e fica próximo à Roraima. Lá são encontrados facilmente produtos como perfumes, roupas e alimentos de vários tipos.

Sair de carro do Brasil para chegar à capital da Guiana não é uma boa opção, pois as estradas do país não são bem pavimentadas. De Lethem tem voos para Georgetown, que fica no outro extremo do país, e que guarda os principais pontos turísticos, entre eles, a Catedral de São George e o Museu Nacional da Guiana.

Foto: Reprodução/YouTube

A cidade é rica em diversidade e é eclética, tem influências europeias, indianas e ameríndia. Pelas ruas, vários edifícios, e o mercado central Stabroek Market é uma ótima pedida para entender mais sobre a cultura local.

Um outro famoso atrativo do país são as Cataratas de Kaieteur, um conjunto de quedas d'água que faz o visitante ter experiências únicas com a 6ª maior cachoeira do mundo, que tem 226 metros de altura.

Foto: Divulgação

No esporte, a preferência é pelo críquete, um esporte que envolve bolas e tacos, e que lembra bastante o basebol.

A Guaiana é banhada pelo mar, e até tem uma opção para passeio na orla, no entanto, a área é bem suja e as pessoas não costumam entrar nas águas. E para beber, é importante estar atento e preferir água mineral, sempre.

Foto: Divulgação

Vistos e passaporte

A moeda é o dólar guianense, que vale menos que o real, mas é importante fazer a conversão em dólar mesmo, eles aceitam por lá. Para entrar no país, se for de carro, o acesso por estrada é feito pela BR-401 de Roraima, até a cidade de Annai, e na prática aceita-se somente a carteira de identidade. Mas para prosseguir e ir até a capital, é necessário o passaporte com validade mínima de 6 meses e passagem de retorno. Em viagens turísticas e de negócios de até 90 dias, o visto é dispensado.

É importante ressaltar que o automóvel brasileiro precisa de permissão para entrar na país vizinho, e pode ser solicitado no Consulado-Geral da Guiana em Boa Vista.

Maioridade penal e intolerância LGBTQ+

Adolescentes de 16 e maiores de 16 anos são criminalmente imputáveis na Guiana. E caso haja algum incidente com os turistas, deve-se procurar imediatamente os agentes consulares brasileiros para pedir assistência.

Além disso, a Guiana é um dos países em que a não há leis de proteção ao público LGBT, e portanto, relacionamentos com pessoas do mesmo sexo são criminalizados sob as penas das leis do país, entre elas, a prisão perpétua.

Foto: Divulgação

Vacinação

Como o Brasil é uma região endêmica para a febre amarela, é necessário apresentar cartão de vacinação válido, com a vacina tomada dez dias antes do ingresso no país.


Embaixadas e Consulados brasileiros


Embaixada do Brasil em Georgetown
Endereço: 308 Church Street Queenstown Georgetown P.O.Box 10.489 Guyana
Telefone: (+592) 225-7970/1/5789/90
Plantão Consular: 592 6003736 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email:


Vice Consulado do Brasil em Lethem
Endereço: Lot 209, Kanuku Drive - Lethem, Central Rupununi, Região 09 Republic of Guyana
Telefone: 0021 592 772-2091
Plantão Consular: (592) 677 8737 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email:

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários: 1

Zilda carvalho em Sexta, 03 Setembro 2021 18:04

Alguem tem algum instagram de lethem? Queria ver mochila da kipling

Alguem tem algum instagram de lethem? Queria ver mochila da kipling
Visitante
Domingo, 19 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/