Países esquecidos da Amazônia: conheça a Guiana Inglesa e suas belezas
A Amazônia é a maior área de floresta do mundo, e além de sua predominância no Brasil, ela também se espalha pela Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Esses três últimos países são um tanto desconhecidos e até esquecidos do cenário turístico, mas não passam despercebidos pela equipe do Portal Amazônia.
Nesta série de matérias, o Portal Amazônia apresenta as peculiaridades, pontos turísticos e boas dicas do quê fazer se escolher a Guiana, a Guiana Francesa ou o Suriname para desbravar.
Começamos pela Guiana
A Guiana fica localizada ao norte do Brasil, bem em cima de Roraima e do Pará, e se chama República Cooperativa da Guiana, mais conhecida como Guiana Inglesa. Foi colonizada por britânicos, e tinha a cana-de-açucar como base econômica na época. Foi se desenvolvendo abolindo a escravidão, e em 1966 alcançou a independência.

A capital do país é Georgetown, e a língua oficial é o inglês. Os brasileiros costumam ir à Lethem, que é uma cidade para o turismo de compras, e fica próximo à Roraima. Lá são encontrados facilmente produtos como perfumes, roupas e alimentos de vários tipos.
Sair de carro do Brasil para chegar à capital da Guiana não é uma boa opção, pois as estradas do país não são bem pavimentadas. De Lethem tem voos para Georgetown, que fica no outro extremo do país, e que guarda os principais pontos turísticos, entre eles, a Catedral de São George e o Museu Nacional da Guiana.

A cidade é rica em diversidade e é eclética, tem influências europeias, indianas e ameríndia. Pelas ruas, vários edifícios, e o mercado central Stabroek Market é uma ótima pedida para entender mais sobre a cultura local.
Um outro famoso atrativo do país são as Cataratas de Kaieteur, um conjunto de quedas d'água que faz o visitante ter experiências únicas com a 6ª maior cachoeira do mundo, que tem 226 metros de altura.

No esporte, a preferência é pelo críquete, um esporte que envolve bolas e tacos, e que lembra bastante o basebol.
A Guaiana é banhada pelo mar, e até tem uma opção para passeio na orla, no entanto, a área é bem suja e as pessoas não costumam entrar nas águas. E para beber, é importante estar atento e preferir água mineral, sempre.

Vistos e passaporte
A moeda é o dólar guianense, que vale menos que o real, mas é importante fazer a conversão em dólar mesmo, eles aceitam por lá. Para entrar no país, se for de carro, o acesso por estrada é feito pela BR-401 de Roraima, até a cidade de Annai, e na prática aceita-se somente a carteira de identidade. Mas para prosseguir e ir até a capital, é necessário o passaporte com validade mínima de 6 meses e passagem de retorno. Em viagens turísticas e de negócios de até 90 dias, o visto é dispensado.
É importante ressaltar que o automóvel brasileiro precisa de permissão para entrar na país vizinho, e pode ser solicitado no Consulado-Geral da Guiana em Boa Vista.
Maioridade penal e intolerância LGBTQ+
Adolescentes de 16 e maiores de 16 anos são criminalmente imputáveis na Guiana. E caso haja algum incidente com os turistas, deve-se procurar imediatamente os agentes consulares brasileiros para pedir assistência.
Além disso, a Guiana é um dos países em que a não há leis de proteção ao público LGBT, e portanto, relacionamentos com pessoas do mesmo sexo são criminalizados sob as penas das leis do país, entre elas, a prisão perpétua.

Vacinação
Como o Brasil é uma região endêmica para a febre amarela, é necessário apresentar cartão de vacinação válido, com a vacina tomada dez dias antes do ingresso no país.
Embaixadas e Consulados brasileiros
Embaixada do Brasil em Georgetown
Endereço: 308 Church Street Queenstown Georgetown P.O.Box 10.489 Guyana
Telefone: (+592) 225-7970/1/5789/90
Plantão Consular: 592 6003736 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email:
Vice Consulado do Brasil em Lethem
Endereço: Lot 209, Kanuku Drive - Lethem, Central Rupununi, Região 09 Republic of Guyana
Telefone: 0021 592 772-2091
Plantão Consular: (592) 677 8737 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email:
Veja mais notícias sobre Internacional.
Comentários: 10
Alguem tem algum instagram de lethem? Queria ver mochila da kipling
será que tem outros pontos turisticos ?
Um paraíso essa floresta
Então, se eu quiser conhecer a capital, terei que deixar o carro em Annai e pagar uma aeronave?.
Existem voos todos os dias de Lethem para a Capital
Excelente passeio. Muito bom conhecer e penso que deve ser muito bom também para se viver, pelo menos no que tange a questão da segurança coletiva. Os preços dos restaurantes e das lojas diversas também são relativamente baratos. Na verdade a Guyana é um país em que o custo de vida é muito caro, mas para os brasileiros, fica razoavelmente barato, pela desvalorização do Dólar Guyanense em relação ao Real. Façam uma ótima viagem!
Tecnicamente se o Pais tem um custo de vida alto, para se viver também será alto... à não ser que seja um aposentado no brasil recebendo em real e morando lá trocando por Dólar Guyanense.. ai sim faria sentido..
Da para viver com salario de aposentada em. Guyania inglesa?
Boa noite!
Nunca soube que essa Guiana tomou um pedaço do Brasil. Houve guerra?
O que devo fazer se eu quiser morar aí? É fácil arrumar emprego?
SOU MISSIONARIO E GOSTARIA DE IMPLANTAR UMA IGREJA PROTESTANTE E TAMBEM SOU DONO DE UMA FRANQUIA DE ESCOLA DE ENSINO TEOLOGICO, COMO FAÇO PRA MORAR AI NA GUIANA INGLESA.