Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Oficina de Direção em Manaus é promovida em parceria com a Canne

Oficina de Direção em Manaus é promovida em parceria com a Canne
Foto: Ingrid Anne/Manauscult 
Produtores de audiovisual de Manaus terão uma opção de oficina para complementar o currículo e ajudar na carreira. Trata-se da oficina de Assistência de Direção, promovida pela Direção de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). A oficina é em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e segue com inscrições abertas até dia 27 de novembro.

Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. No curso será trabalhada a atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A Oficina será realizada de 5 a 10 de dezembro, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, n°.377, no Centro.

A oficina será ministrada pelo diretor Marcelo Caetano. “A partir de discussões, exemplos e experiências práticas, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais", disse.

No total serão disponibilizadas 25 vagas. A oficina, que terá carga horária de 45h será voltada para profissionais, professores, estudantes de comunicação, artes e audiovisual. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h e no sábado das 8h às 13h. Confira o Edital completo.

Sobre o instrutor

Marcelo Caetano nasceu em Belo Horizonte, trabalha como diretor, assistente de direção e produtor em curtas e longas-metragens e em programas de televisão. Foi diretor assistente do longa-metragem “Tatuagem” (PE/2013) dirigido por Hilton Lacerda, melhor filme pelo júri e crítica no Festival de Gramado e melhor filme pela crítica e público no Festival do Rio. Trabalhou como assistente de direção nos filmes “Depois da Chuva” de Claudio Marques e Marilia Hughes (BA/2013) melhor ator e roteiro no Festival de Brasília, exibido nos festivais de Rotterdam e Bafici; “Filmefobia” de Kiko Goifman (SP/2008) melhor filme no Festival de Brasília e exibido no festival de Locarno; “Origem e Destino” (CE/2013) de Armando Praça; “Valeu Boi” (PE/finalização) de Gabriel Mascaro; “Prometo um dia deixar essa cidade” (PE/finalização) de Daniel Aragão.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/