No Mato Grosso, carteirinha do Autista já pode ser emitida; saiba como

A emissão do documento é gratuita.

A Carteira de Identificação do Autista (CIA), destinada para crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi tema da IV Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS/MT), realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) no dia 29 de outubro.

A carteirinha terá distribuição será gratuita. (Foto: Jana Pessôa/Gov.MT)

Durante o encontro, representantes da Gestão Estadual e Municipal, gestores e trabalhadores dos SUAS pactuaram o cadastro, a emissão e distribuição do documento para pessoa com TEA nas unidades de assistência social de todo o Estado. A carteirinha terá  distribuição gratuita.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destacou que o documento tem validade de cinco anos e será entregue para todos os municípios de Mato Grosso. “A intenção é facilitar o acesso a lugares públicos e privados de forma prioritária para pessoas diagnosticadas com autismo, garantindo seus direitos”.

A Setasc é a responsável pela expedição do documento e contará com o suporte dos Centros de Referencia de Assistência Social dos Municípios (CRAS), que prestarão informações aos interessados, como preencher os formulários, receber os documentos e realizando o cadastro.

O requerimento para a inscrição será online. (Foto: Jana Pessôa/Gov.MT)

A medida, que prevê a emissão e distribuição da carteira, é assegurada pela lei de nº 10.997, de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende, e faz parte do ‘Ser Inclusivo, programa social, coordenado pela primeira-dama, que vai disponibilizar apoio a pessoas com deficiência por meio da transferência direta de recursos.

É preciso ressaltar que somente os requerentes residentes em Cuiabá e Várzea Grande deverão realizar o cadastro diretamente na sede da Setasc, localizada no Centro Político da Capital, ou enviar toda a documentação pelo e-mail carteiradoautista@setasc.mt.gov.br.

O requerimento para a inscrição está disponível no site da Setasc, no endereço eletrônico setasc.mt.gov.br.

Além disso, é preciso anexar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade do solicitante; cópia do CPF do solicitante; cópia do comprovante de endereço; 01 foto 3×4; e laudo médico atestando a TEA.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amapá alerta para o período de defeso do caranguejo-uçá

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reforça as fiscalizações que resguardam a reprodução do crustáceo de 13 a 18 de janeiro de 2025.

Leia também

Publicidade