Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Denúncia de violência contra mulher poderá ser feita por aplicativo de celular

violencia-domestica-mulher

A partir da semana que vem, denúncias de violência contra a mulher poderão ser feitas pelo celular. Batizado de Direitos Humanos BR, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e apresenta um passo a passo completo para que o denunciante registre a reclamação de maneira prática e segura.

Essa foi uma das ações anunciadas na coletiva do governo federal dessa quinta-feira (2), pela ministra Damares Alves, para ajudar a superar o período de crise causada pela pandemia de Covid-19. O Disque 100 de proteção à crianças também vai integrar essas plataformas digitais.

Segundo a ministra, está aumentando a violência contra a mulher, durante a quarentena. Ela citou o Rio de Janeiro, onde os registros aumentaram em 50%. Para a ministra, esse número é expressivo porque no estado é possível fazer o boletim de ocorrência on-line, o que não acontece na maior parte do país.

​Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a média diária entre os dias 1 e 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas, contra 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas entre 17 e 25 do mesmo mês, um aumento percentual de 8,47%.

Ministra Damares Alves. (Foto:Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Outra novidade apontada pela ministra é que, a partir desta quinta-feira (2), o site da ouvidoria do ministério ficará no ar 24 horas por dia. Damares Alves ainda mencionou os brasileiros que estão retidos no exterior, por causa da falta de vôos e relatou que eles estão recebendo apoio de instituições religiosas naqueles países, principalmente em Portugal.

A ministra ainda alertou para os riscos de aumento de casos de acidentes domésticos, que costumam causar a morte de duas mil crianças por ano no país. Nesta sexta-feira (3), o ministério vai lançar uma cartilha de orientações sobre como evitar acidentes, principalmente envolvendo crianças e idosos.

Damares Alves disse que o ministério vai olhar também para os povos tradicionais. Os cerca de mil e 200 ciganos que vivem no Brasil, serão orientados a manterem os acampamentos onde estão, durante a quarentena. E na semana que vem, o ministério vai anunciar ações para pessoas em situação de rua, com apoio do programa Pátria Voluntária. 


Veja mais notícias sobre Mulher.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/