Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Rio Formoso terá avaliação da qualidade de água

Rio Formoso terá avaliação da qualidade de água
A partir da adesão ao Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA)/Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), no final de 2016, o Governo do Tocantins acordou com a Agência Nacional das Águas (ANA) o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo cinco anos, conforme vigência do contrato.

Este trabalho já foi iniciado, começando pela bacia do Rio Formoso, onde a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já está atuando. “Esta é uma bacia que vem apresentando uma grande demanda de água pelo setor agrícola. Por isso, o seu monitoramento é feito regularmente pela Semarh”, explicou o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo.
Rio Formoso. Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins

Para 2017, foram estabelecidos 30 pontos, que compreendem a avaliação de seis parâmetros: oxigênio dissolvido, condutividade, PH, turbidez, temperatura da água, temperatura do ar e simultaneamente a vazão, de forma a abranger todo o Estado. O valor do contrato com a ANA é de R$ 1.166.000.

Sobre os pontos estabelecidos, Aldo ressalta que “a meta será incrementada ano a ano, tanto em número de pontos quanto em número de parâmetros analisados, até atingir a meta total dos 156 pontos acordados com a Agência Nacional de Águas”.

Qualiágua

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto de que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como: gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas. Os parâmetros mínimos a serem coletados nos pontos de monitoramento envolvem aspectos físico-químicos (transparência, temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH e Demanda Bioquímica de Oxigênio, por exemplo), microbiológicos (coliformes), biológicos (clorofila e fitoplâncton) e de nutrientes (relacionados a fósforo e nitrogênio).


Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/