Rio Formoso terá avaliação da qualidade de água

A partir da adesão ao Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA)/Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), no final de 2016, o Governo do Tocantins acordou com a Agência Nacional das Águas (ANA) o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo cinco anos, conforme vigência do contrato.

Este trabalho já foi iniciado, começando pela bacia do Rio Formoso, onde a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já está atuando. “Esta é uma bacia que vem apresentando uma grande demanda de água pelo setor agrícola. Por isso, o seu monitoramento é feito regularmente pela Semarh”, explicou o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo.

Rio Formoso. Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins
Para 2017, foram estabelecidos 30 pontos, que compreendem a avaliação de seis parâmetros: oxigênio dissolvido, condutividade, PH, turbidez, temperatura da água, temperatura do ar e simultaneamente a vazão, de forma a abranger todo o Estado. O valor do contrato com a ANA é de R$ 1.166.000.

Sobre os pontos estabelecidos, Aldo ressalta que “a meta será incrementada ano a ano, tanto em número de pontos quanto em número de parâmetros analisados, até atingir a meta total dos 156 pontos acordados com a Agência Nacional de Águas”.

Qualiágua

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto de que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como: gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas. Os parâmetros mínimos a serem coletados nos pontos de monitoramento envolvem aspectos físico-químicos (transparência, temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH e Demanda Bioquímica de Oxigênio, por exemplo), microbiológicos (coliformes), biológicos (clorofila e fitoplâncton) e de nutrientes (relacionados a fósforo e nitrogênio).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade