Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Revolução Verde: projeto vai plantar 2,5 milhões de mudas em Manaus

Plantar árvores é plantar vidas. Foi com esse mote que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Soka Amazônia e a Fundação Rede Amazônica lançaram a campanha Manaus, te quero verde, que pretende plantar 2,5 milhões de mudas de árvores em Manaus. O ato de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (2), na Escola Municipal Professor Roberto dos Santos Vieira, na zona leste da capital, além de outras seis escolas em todas as zonas de Manaus.

Segundo o secretário de educação, Pauderney Avelino, a meta é que cada um dos 250 mil alunos da rede municipal plante dez mudas até o fim de 2022. Nesta fase inicial, foram disponibilizadas 20 mil mudas para o plantio nas escolas.

Foto: Gabriel Veras/Portal Amazônia

 Mudas de qualidade

O presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato, destacou o processo de seleção e preparação das mudas, nativas da região amazônica, para o plantio. "É um trabalho que começa desde a coleta das sementes e tem um acompanhamento para que as mudas tenham qualidade", ressalta. Ele acrescenta que todas as árvores plantadas são georeferenciadas.

Segundo ele, a campanha parte de um projeto pessoal da companhia, que atua em 192 países. "A realização desse projeto é a transformação de um sonho em realidade [...] Nossa intenção é contribuir com essa necessidade, que não é apenas de reflorestar, mas de criar uma consciência ambiental", pontuou.

 Semente do Amanhã

Na ação desta quarta, os alunos da escola puderam plantar as primeiras mudas da campanha. Uma das crianças escolhidas para o plantio foi Diego Patrício, de 10 anos. O aluno do 4º ano do Ensino Fundamental não escondeu o entusiasmo com a ação. "É legal porque a gente planta e depois pode ver a árvore crescendo", conta.

Já a professora Joscelina Andrade, que atua na Escola Roberto Vieira, destacou o processo de reconexão com a natureza. "O verde é necessário. A gente fica muito feliz porque a nossa escola fica mais verde, fica mais bonita e as nossas crianças despertam esse olhar para cuidar da Terra", ressalta.

A ação desta quarta marca também o calendário de atividade do Dia do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5).

(Foto: Gabriel Veras/Portal Amazônia)

De acordo com a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira, o projeto 'Manaus, te quero verde' é mais um dos projetos ambientais apoiados pelo grupo, através do programa Consciência Limpa que apoia ações de desenvolvimento social e sustentável.  "Além de comunicar, nossa parceria neste projeto tem a intenção de promover a cultura da promoção à natureza em Manaus", destacou a diretora.

 Manaus é uma das capitais menos arborizadas

De acordo com a Prefeitura, a cidade de Manaus registrou um crescimento rápido da sua área urbana nas últimas décadas, o que alterou significativamente a paisagem e diminuiu muito suas áreas verdes. Com isso, agravaram-se os problemas ambientais, como o desconforto térmico, deterioração da qualidade do ar etc. Em busca de uma solução efetiva para essa e outras questões, a ideia de ampliar as áreas verdes em locais seguros como escolas foi a iniciativa escolhida.

Veja mais notícias sobre FRAMEducaçãoMeio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/