Praias de Abaetetuba, Bragança e Maracanã recebem ações ambientais

As praias dos municípios de Abaetetuba, Bragança e Maracanã, no nordeste do Estado, vão receber, neste mês de julho, ações ambientais do Projeto Verão Legal com Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades objetivam, entre outras metas, fortalecer a integração entre o poder público estadual, municipal e comunidades.

A Semas vai sensibilizar veranistas, turistas e moradores das localidades, nas questões ambientais, privilegiando a cultura regional na atuação voltada ao desenvolvimento sustentável, com parceria do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e também do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Outras atividades a serem desenvolvidas pela Semas, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), neste mês de julho, envolvem a prevenção sobre a poluição das praias pelo descarte inadequado de resíduos, com orientações aos donos de estabelecimentos comerciais – bares, restaurantes, barracas, vendedores ambulantes e demais comerciantes – para a importância do desenvolvimento de ações de educação ambiental no entorno dos estabelecimentos.

Jogos, cartilhas, álbuns e kits ambientais educativos, com temática de proteção e preservação ambiental, serão alguns métodos utilizados por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, pedagogo, psicólogo, geógrafo, administradora e auxiliares operacionais. A comitiva estará, neste mês julho, junto com o Corpo de Bombeiros, nas praias do Beja, no município de Abaetetuba, de 12 até 15; de Ajuruteua, em Bragança, de 19 a 22; e também, em conjunto com o Ideflor-Bio, em ações na Área de Proteção Ambiental de Algodoal/Maiandeua, no município de Maracanã, de 26 a 29 de julho.

Foto: Divulgação

A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro, avalia positivamente as atividades desenvolvidas neste período. “A importância da ação é sensibilizar a comunidade local, assim como os veranistas. Busca-se inspirar práticas sustentáveis no público atendido, ocasionando um impacto positivo e agregando valores relacionados à prática da educação ambiental”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade