Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisadores do Maranhão estudam projeto sobre a Resiliência da biodiversidade na Reserva Biológica do Gurupi

WhatsApp-Image-2023-09-11-at-6.09.37-PM-1024x57_20230915-160104_1
Reserva Biológica do Gurupi - Foto: Reprodução/UEMA
Com o intuito de identificar como distintos grupos biológicos contribuem para a resiliência da REBIO Gurupi e quais os principais elementos da biodiversidade envolvidos no processo de regeneração natural das florestas, pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estão desenvolvendo o projeto "Resiliência da biodiversidade na Reserva Biológica do Gurupi (Área de Endemismo Belém): bases para o entendimento da regeneração natural".

A pesquisa objetiva ainda, dialogar com a população do entorno, localizada na Reserva Biológica do Gurupi no oeste maranhense, fronteira com o estado do Pará, para estabelecer as bases socioambientais favoráveis à restauração na área de endemismo, e com isso, tentar subsidiar políticas públicas que visam preservar a Amazônia Maranhense.
A pesquisa objetiva ainda, dialogar com a população do entorno - Foto: Reprodução/UEMA

A equipe é coordenada pelo professor Francisco Limeira de Oliveira, do Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Uema, e composta por outros pesquisadores e seus orientados de vários Programas de Pós-Graduação em nível de Doutorado e Mestrado, assim como graduandos. O projeto teve início em abril de 2022 e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

De acordo com uma das pesquisadoras do projeto, professora Joseleide Câmara, do departamento de Química e Biologia do Campus Caxias, "o maior benefício da pesquisa será o legado para a conservação da REBIO Gurupi. Ainda estamos no inicio, com dados ainda não analisados. Portanto, as maiores contribuições, em forma de conhecimentos, respostas e sugestões para o manejo sustentável da Amazônia maranhense, só serão possíveis com as analises futuras". 

Veja mais notícias sobre EducaçãoMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/