Pesquisadores do Maranhão estudam projeto sobre a Resiliência da biodiversidade na Reserva Biológica do Gurupi

O estudo busca dialogar com a população local para estabelecer as bases socioambientais favoráveis à restauração na área de endemismo.

Reserva Biológica do Gurupi – Foto: Reprodução/UEMA

Com o intuito de identificar como distintos grupos biológicos contribuem para a resiliência da REBIO Gurupi e quais os principais elementos da biodiversidade envolvidos no processo de regeneração natural das florestas, pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estão desenvolvendo o projeto “Resiliência da biodiversidade na Reserva Biológica do Gurupi (Área de Endemismo Belém): bases para o entendimento da regeneração natural”.


A pesquisa objetiva ainda, dialogar com a população do entorno, localizada na Reserva Biológica do Gurupi no oeste maranhense, fronteira com o estado do Pará, para estabelecer as bases socioambientais favoráveis à restauração na área de endemismo, e com isso, tentar subsidiar políticas públicas que visam preservar a Amazônia Maranhense.
A pesquisa objetiva ainda, dialogar com a população do entorno – Foto: Reprodução/UEMA

A equipe é coordenada pelo professor Francisco Limeira de Oliveira, do Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Uema, e composta por outros pesquisadores e seus orientados de vários Programas de Pós-Graduação em nível de Doutorado e Mestrado, assim como graduandos. O projeto teve início em abril de 2022 e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

De acordo com uma das pesquisadoras do projeto, professora Joseleide Câmara, do departamento de Química e Biologia do Campus Caxias, “o maior benefício da pesquisa será o legado para a conservação da REBIO Gurupi. Ainda estamos no inicio, com dados ainda não analisados. Portanto, as maiores contribuições, em forma de conhecimentos, respostas e sugestões para o manejo sustentável da Amazônia maranhense, só serão possíveis com as analises futuras”. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade