Pesquisador defende protagonismo do Amazonas na preservação ambiental

“O mundo precisa entender que o ciclo do Carbono da Amazônia é fundamental para a manutenção do clima de países fora da região Amazônica. Esse é o nosso desafio. Mostrar essa verdade”. A afirmação é do biólogo norte-americano, Professor Doutor Thomas Lovejoy, membro sênior da Fundação das Nações Unidas, e pesquisador convidado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas.

Lovejoy realizou nesta quinta-feira (17), a conferência de abertura do evento que irá reunir nos próximos dois dias no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ministros, conselheiros de contas, pesquisadores e estudantes para debater o papel dos órgão de controle para a preservação do meio ambiente.

Foto: Divulgação

Formado pela Universidade de Yale, Thomas Lovejoy, há 50 anos atua no Brasil, especialmente na região Norte, em parceria com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), com trabalhos focados em florestas tropicais. Ele defende que a cooperação entre nações para benefício e preservação da Amazônia não é risco de perda da soberania nacional.

“Temos que pensar um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia que integre a utilização da floresta de maneira sustentável. E o Amazonas tem o potencial de ser o líder desse novo marco de preservação ambiental mundial. Os demais países precisam entender sua dependência do ciclo hidrológico e de Carbono da Amazônia para a nossa sobrevivência. Esse é o desafio. Essa é forma que precisamos discutir soberania: a união das nações”, comentou Lovejoy.

Pesquisa e Indústria

O pesquisador defende que haja um plano de desenvolvimento sustentável unificados entre os países e que as pesquisas científicas sejam utilizadas pelas indústrias de maneira limpa ao meio ambiente, a exemplo de como agem as comunidades ribeirinhas da Amazônia.

“Somos muito bons em pesquisar e descobrir as coisas mas precisamos colocar a disposição da indústria esse conhecimento. O desenvolvimento sustentável e a infraestrutura sustentável protegem a natureza. Melhor exemplo disso é a forma sustentável que as comunidades ribeirinhas usam os recursos da natureza”, disse.

 

Colapso

Thomas Lovejoy é patrono e um dos fundadores do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), ao lado de Richard Bierrergaard. Criado no fim da década de 1970, o PDBFF é fruto de projeto de cooperação internacional do INPA com o Instituto Smithsonian dos Estados Unidos em parceria com a World WildlifeFund (WWF).

O projeto investiga os efeitos da fragmentação florestal sobre a ecologia regional na Amazônia. “Hoje temos mudanças climáticas e uma extensa utilização do fogo na região amazônica. E todo o ecossistema da Amazônia está muito próxima do seu colapso. É preciso reverter esse cenário urgentemente”, disse Lovejoy.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade