Onça-parda é flagrada nadando em rio que leva à reserva biológica mais antiga de Rondônia

O caminho pelo rio Machado leva a onça-parda para a Reserva Biológica (Rebio) Jaru, a unidade de conservação mais antiga do Estado, segundo o ICMBio.

Uma onça-parda foi flagrada mostrando suas habilidades de nado ao atravessar o rio Machado em Ji-Paraná (RO) na última quinta-feira (26). Quem fez o flagrante foi o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Leandro Eiró.

O caminho pelo rio Machado leva a onça-parda para a Reserva Biológica (Rebio) Jaru, a unidade de conservação mais antiga do Estado, segundo o ICMBio. Por lá, tanto as onças quanto outros animais podem ser vistos com frequência.

Para Leandro, o registro mostra a importância das unidades de conservação para a preservação do meio ambiente e da fauna, já que esses animais vivem protegidos em seus habitats.

“Olha aí que maravilha, ela nadando. Olha como é linda, minha gente. Ê coisa bonita de ver, hein”, narra o analista enquanto fazia o registro da onça nadando.

“A função de uma reserva biológica é justamente proteger integralmente a significativa quantidade de biodiversidade existente dentro dos seus limites. A presença das onças, que são espécies topo de cadeia, indicam que a área está bem preservada”,

relata.

Foto: Reprodução

Os vídeos feitos pelo analista ambiental mostram a onça se esforçando para cumprir a meta de atravessar o rio, depois ela saindo pela margem e entrando na floresta.

Rebio Jaru 

A Rebio Jaru foi criada através de um decreto em 1979, com uma área de aproximadamente 350 mil hectares. Seu território se expande pelos municípios de Ji-Paraná, Vale do Anari e Machadinho D’Oeste, todos em Rondônia.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade