No Tocantins, rio Araguaia terá berçário para filhotes de tartaruga
Filhotes de tartaruga terão berçário às margens do rio Araguaia, em Tocantins, ainda este ano.Foto:DivulgaçãoO projeto Quelônios de Araguaína prevê para o segundo semestre a construção do espaço no povoado de Garimpinho, com 17 ilhas.De acordo com a
Redação | Atualizado
Filhotes de tartaruga terão berçário às margens do rio Araguaia, em Tocantins, ainda este ano.
Foto:Divulgação
O projeto Quelônios de Araguaína prevê para o segundo semestre a construção do espaço no povoado de Garimpinho, com 17 ilhas.
De acordo com a Prefeitura de Araguaína, tracajás e tartarugas da Amazônia são as espécies já identificadas no Garimpinho.
O berçário vai proteger e permitir que os filhotes desenvolvam resistência antes da soltura no meio natural.
Depois de pôr os ovos, a tartaruga os cobre e vai embora. Quando os ovos eclodem, outros animais são atraídos pelo cheiro do umbigo dos filhotes. O homem também aparece entre os predadores que destroem ninhos e comercializam os quelônios.
Os técnicos municipais do Meio Ambiente estarão presentes no local durante todo o período de nascimento dos quelônios, entre agosto e dezembro.
Foto:Divulgação
Eles vão recolher os filhotes que ficarão no berçário até a cicatrização do umbigo e o desenvolvimento dos cascos.
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a participação de voluntários, como moradores da região, estudantes e pesquisadores.
No final de dezembro o Ibama divulgou que as medidas protetivas adotadas pelo Programa Federal Quelônios da Amazônia vêm mantendo a tartaruga-da-amazônia e o tracajá fora da lista de animais brasileiros em risco de extinção.
O Ibama estima que, em 40 anos, mais de 80 milhões de filhotes de quelônios amazônicos foram protegidos de fatores como a exploração econômica predatória e a destruição de habitat.
O Programa Quelônios da Amazônia está presente em oito estados: Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.
saiba mais
Instituto Natureza seleciona voluntários para atuar no Projeto Quelônios no Parque Estadual do Cantão
Órgãos ambientais devem mostrar plano de proteção de tartarugas no Pará
De espelho d'água à aquaterrário: conheça a história do lago do Aeroporto de Manaus
Projeto da Ufam realiza a soltura de mais de 4 mil quelônios na Amazônia; veja imagens
O monitoramento tem o objetivo de identificar as condições de balneabilidade das principais praias, garantindo a utilização segura desses ambientes para recreação
A nacionalidade com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas, entre 2011 e 2021, é a venezuelana (48.789), seguida dos sírios (3.682) e congoleses (1.078).
Comentários: