Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Ibama embarga e multa Porto Privatizado de Manaus

Ibama embarga e multa Porto Privatizado de Manaus
Foto: Divulgação/Copa 2014
O Porto Privatizado de Manaus está sob embargo determinado pela superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas nesta quinta-feira (6). Durante a Operação Ajuricaba, realizada desde segunda-feira (3) em áreas portuárias da cidade, o órgão ambiental constatou a ausência de licença ambiental de operação, plano de emergência individual para vazamento de óleo e cadastro técnico federal no porto. Duas empresas que administram o local foram multadas em R$ 412 mil e têm o prazo de dois dias para suspender as atividades até que todos os documentos sejam providenciados.

De acordo com o coordenador da operação, Geandro Pantoja, o porto recebe diariamente mais de 50 embarcações de cargas e pessoas, além de cargueiros e cruzeiros. "Toda essa movimentação gera um cenário acidental altíssimo, com vazamento de óleo, morte de animais, risco as pessoas que transitam e a todo o abastecimento de água da cidade de Manaus", explica. Ainda segundo ele, a licença ambiental do porto está vencida desde 2013.

As empresas multadas são Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela administração da área do cais que recebe cruzeiros e cargueiros, e a empresa 'Estação Hidroviária do Amazonas', responsável pelo roadway do porto, que recebe embarcações com cargas e passageiros.

Por telefone, o diretor-presidente da Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, Judison Drummond, negou o embargo. Segundo ele, na tarde desta quinta-feira (6) houve apenas uma reunião entre representantes da empresa e o Ibama.

Operação Ajuricaba

A Operação Ajuricaba foi deflagrada pelo Ibama nesta segunda-feira (3) com o objetivo de fiscalizar as áreas portuárias de Manaus. A ação está em andamento em todos os portos da cidade. De acordo com Pantoja, no Porto do Chibatão, zona Sul, foi identificado um vazamento de óleo. "Os danos ainda estão sendo avaliados para contabilizar o valor de multa. Nós também estamos acompanhando as medidas tomadas pelo porto para o controle do vazamento. Embarcações também serão abordadas durante a operação”, afirmou o coordenador da operação.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/