Ibama embarga e multa Porto Privatizado de Manaus

De acordo com o coordenador da operação, Geandro Pantoja, o porto recebe diariamente mais de 50 embarcações de cargas e pessoas, além de cargueiros e cruzeiros. "Toda essa movimentação gera um cenário acidental altíssimo, com vazamento de óleo, morte de animais, risco as pessoas que transitam e a todo o abastecimento de água da cidade de Manaus", explica. Ainda segundo ele, a licença ambiental do porto está vencida desde 2013.
As empresas multadas são Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela administração da área do cais que recebe cruzeiros e cargueiros, e a empresa 'Estação Hidroviária do Amazonas', responsável pelo roadway do porto, que recebe embarcações com cargas e passageiros.
Por telefone, o diretor-presidente da Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, Judison Drummond, negou o embargo. Segundo ele, na tarde desta quinta-feira (6) houve apenas uma reunião entre representantes da empresa e o Ibama.
Operação Ajuricaba
A Operação Ajuricaba foi deflagrada pelo Ibama nesta segunda-feira (3) com o objetivo de fiscalizar as áreas portuárias de Manaus. A ação está em andamento em todos os portos da cidade. De acordo com Pantoja, no Porto do Chibatão, zona Sul, foi identificado um vazamento de óleo. "Os danos ainda estão sendo avaliados para contabilizar o valor de multa. Nós também estamos acompanhando as medidas tomadas pelo porto para o controle do vazamento. Embarcações também serão abordadas durante a operação”, afirmou o coordenador da operação.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.
Comentários: