Estudo revela que Rio Amazonas teria 9 milhões de anos

Um estudo sobre o Rio Amazonas, realizado por cientistas da Universidade de Brasília e de Amsterdã, conclui que sua verdadeira idade ultrapassa a estimativa de 2,5 milhões de anos, passando a ter entre 9 e 9,4 milhões de anos. 

Foto: Divulgação/Governo do Estado do Amazonas
O estudo ‘The Amazon at sea: Onset and stages of the Amazon River from a marine record, with special reference to Neogene plant turnover in the drainage basin‘ (‘A Amazônia no mar: Início e fases do Rio Amazonas a partir de um registro marítimo, com destaque para a renovação da planta Neogene na bacia de drenagem’, em tradução livre) foi publicado este mês pela revista Global and Planetary Change.

O resultado é de uma análise geoquímica e de palinologia da maior bacia hidrográfica do mundo. “Conclui-se que o início do Rio Amazonas está associado ao tectonismo neogênico andino e que os desenvolvimentos subsequentes, tanto do rio como da biota, estão intimamente ligados às flutuações climáticas do Plio-Pleistoceno”, informam no resumo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade