Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Em menos de um mês, dados de combate a incêndios batem recorde em Rondônia

Operação Verde Rondônia busca diminuir e fiscalizar os incêndios florestais em Rondônia. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros RO

Menos de um mês depois do início da 'Operação Verde Rondônia', os dados do balanço inicial já ultrapassam os registros feitos durante toda a ação no último ano. A quantidade de prevenções à incêndios realizadas — em aproximadamente 20 dias — é 137,5% maior do que no último ano.

A Operação Verde Rondônia acontece entre os meses de agosto a novembro, no período de seca. Além de conter os focos de incêndio, os agentes também buscam conscientizar a população.

De acordo com o governo de Rondônia, até o dia 25 de agosto foram:

1.163 eventos de fogos combatidos
2.556 prevenções realizadas
105 capturas/solturas de animais
20 animais mortos
660 focos de incêndios combatidos

A ação integra a operação 'Guardiões Do Bioma', do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que contribui com as informações dos locais onde ocorrem as denúncias, e a Polícia Militar de Rondônia (PM), que auxilia na segurança e aplica multas aos infratores de queimadas ilegais.

"O foco de atuação, são todos os estados do país, que nesse período sofrem com as queimadas, sejam elas naturais ou causadas pelo homem, através principalmente de atividades criminosas que levam à destruição de nossa fauna e flora", explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Geanderson Maia.

*Por Mateus Santos, do g1 Rondônia

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/