Quantidade de prevenções realizadas em aproximadamente 20 dias é 137,5% maior do que às registradas durante toda a ação no último ano.
Menos de um mês depois do início da ‘Operação Verde Rondônia‘, os dados do balanço inicial já ultrapassam os registros feitos durante toda a ação no último ano. A quantidade de prevenções à incêndios realizadas — em aproximadamente 20 dias — é 137,5% maior do que no último ano.
A Operação Verde Rondônia acontece entre os meses de agosto a novembro, no período de seca. Além de conter os focos de incêndio, os agentes também buscam conscientizar a população.
De acordo com o governo de Rondônia, até o dia 25 de agosto foram:
1.163 eventos de fogos combatidos
2.556 prevenções realizadas
105 capturas/solturas de animais
20 animais mortos
660 focos de incêndios combatidos
A ação integra a operação ‘Guardiões Do Bioma’, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que contribui com as informações dos locais onde ocorrem as denúncias, e a Polícia Militar de Rondônia (PM), que auxilia na segurança e aplica multas aos infratores de queimadas ilegais.
“O foco de atuação, são todos os estados do país, que nesse período sofrem com as queimadas, sejam elas naturais ou causadas pelo homem, através principalmente de atividades criminosas que levam à destruição de nossa fauna e flora”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Geanderson Maia.
*Por Mateus Santos, do g1 Rondônia