Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 14 Junho 2021

Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso encerram 2020 com saldo positivo

Mesmo em um ano atípico, marcado por mudanças significativas na rotina de muitas pessoas, os Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso seguiram trabalhando em prol dos recursos hídricos do Estado. Todas as atividades desenvolvidas foram apresentadas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) no fim desta semana, junto do relatório de Gestão dos Recursos Hídricos 2020.

Entre reuniões virtuais, formações e atividades de recuperação de nascentes, os CBHs viram nos desafios uma oportunidade de renovação. De acordo com o relatório apresentado, foram mais de 40 reuniões virtuais realizadas pelos 10 Comitês em atividade atualmente. Também foram realizados Webinar e cursos de formação destinados aos membros dos CBHs e abertos para a sociedade civil.


Foto: Divulgação

Uma destas ações de formação se deu virtualmente na Webinar "A Atualização da Política Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso", realizada em setembro, pelo Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (FECBH-MT). Na ocasião foram apresentados os principais pontos da nova política, como a recriação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e a criação das Agências de Água para cada CBH.

Outro ponto de efetiva participação dos Comitês está nos projetos desenvolvidos em 2020. Tendo como objetivo monitorar e recuperar áreas que sofrem com problemas ambientais, ações tomaram forma, como o "Projeto de Revitalização e Urbanização do Córrego Águas Claras" e "Projeto Recuperando Nascentes do Arareau", realizados pelo CBH São Lourenço; Análises da Qualidade da Água do Córrego Avoadeira, realizada pelo CBH Alto Araguaia; Projeto de ampliação de rede hidrometeorológica pelo CBH Alto Teles Pires-MD, além dos mutirões de limpeza que contaram com a participação do CBH Médio Teles Pires.

Segundo o coordenador do FECBH-MT, Eliel Ferreira, 2020 foi um dos anos mais desafiadores para os Comitês. "Este foi um ano desafiador, principalmente devido às restrições de participação de todos os segmentos envolvidos dentro dos CBHs, já que alguns membros contam com dificuldades para acessar plataformas online", afirma.

Apesar das limitações, Eliel avalia que muitas discussões e ações avançaram após o esforço coletivo dos membros que compõem os CBHs.

"Apesar dos problemas, tivemos significativos avanços em relação ao cumprimento de metas estabelecidas no programa Procomitês, na educação ambiental em recursos hídricos e em outros aspectos", conta o coordenador.

Mudanças na comunicação

Contando com o apoio da Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas (GFAC), setor ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), os Comitês também se organizaram para a edificação de novas identidades visuais, além de um planejamento em comunicação inédito.

O trabalho feito em 2020 deve começar a circular no próximo ano, com a reestruturação dos canais online, além de visuais mais modernos e conectados com o público externo, visando maior transparência nos dados que envolvem a gestão das bacias.

Para o gerente da GFAC, Leandro Obadowiski Bruno, o trabalho em comunicação foi fundamental para seguir ampliando a visibilidade e credibilidade dos Comitês. "Acredito que fizemos um movimento muito importante ao dar mais atenção à comunicação dos CBHs. Os resultados deste trabalho foram muito proveitosos e sinto que conseguiremos alcançar números ainda melhores em 2021", disse.

O calendário de encontros de 2021 segue em construção e deve ser disponibilizado em breve para toda a população interessada nos debates que envolvem os recursos hídricos de Mato Grosso.

Conheça os comitês

Conhecidos como o "parlamento das águas", os Comitês de Bacias Hidrográficas, são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso atualmente são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 14 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/