Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Comitê Chico Mendes convoca jovens para 'Festival Jovens do Futuro'

Reunir novas lideranças ambientais do mundo em uma atividade cultural é a proposta do Jovens do Futuro, festival que acontecerá virtualmente dia 6 de setembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Comitê Chico Mendes.

Foto: Reprodução / Facebook Comitê Chico Mendes

Em 1988, três meses antes de ser assassinado, o ambientalista Chico Mendes deixou uma carta convocando a geração atual para iniciar uma onda revolucionária. A carta é endereçada para jovens de 2120, que, segundo os sonhos de Chico, estarão celebrando 100 anos de revolução e resistência na Amazônia.


"Meu pai deixou essa carta em 88 e é uma carta muito inspiradora. E que momento mais propício pra gente começar uma revolução do que esse que a gente está vivendo, agravado por pandemia. No Brasil a gente vive um dos piores momentos", explica Angela Mendes, filha mais velha do ativista acreano e coordenadora do Comitê Chico Mendes. 

A programação do festival será composta por jovens lideranças de todo o mundo engajados para reforçar a responsabilidade desta geração em proteger a Amazônia, os territórios, a biodiversidade, os povos originários e tradicionais da região.

Para participar, é necessário preencher o formulário disponível aqui.

"O festival Jovens do Futuro vem pra celebrar essa carta. É uma iniciativa do Núcleo Jovem do Comitê Chico Mendes, junto com a Casa Ninja Amazônia e a organização Engajamundo, chamando os jovens de todo planeta para assumir o compromisso de iniciar essa revolução. Vai acontecer 6 de setembro, o dia que a carta foi escrita, vão ser 3 horas de duração, com participação de jovens de fala política e cultural, de todo mundo. É uma grande mobilização", explica a ativista ambiental.

Angela pontua o papel estratégico do jovem para proteção e manutenção dos seus territórios. "Não vão existir territórios, assim como não vai existir o planeta, não vai existir um futuro se o jovem dessa geração não assumir esse papel. E, é claro, a gente não tá aqui jogando a responsabilidade nas costas dos jovens, não. A gente tá aqui no suporte, dando todo apoio para que esses jovens possam despertar pra esse momento, despertar para a necessidade dessa revolução".

Foto: Reprodução / Facebook

Comitê Chico Mendes

O Comitê Chico Mendes é uma articulação de movimentos e militantes criado logo após o assassinato de Chico Mendes e teve como primeiro objetivo mobilizar a sociedade, autoridades e governo para apurar o assassinato.

O Comitê gera e divulga ações pensadas a partir do legado de Chico Mendes, em âmbito nacional e internacional.

Hoje o CCM possui um núcleo de jovens, engajados em levar adiante os ideais de Chico e a preocupação com o futuro do planeta, estes são os jovens da Revolução Socialista que o Chico escreveu em sua "carta testamento".

Veja mais notícias sobre CulturaAmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 07 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/