Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Cenário incomum em Rondônia: seca do rio Madeira revela 'montanha de pedras' e bancos de areia

Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica

A estiagem no rio Madeira (que pode ser histórica em 2023) tem feito moradores de Porto Velho redescobrirem cenários que estiveram submersos por décadas, como 'montanhas' de pedras e centenas de bancos de areia.

Na última semana, o nível do rio chegou a um metro e meio, entrando em alerta. E com estas formações de bancos de areia e sem chuvas, a previsão é que o menor nível da história seja atingido ainda em 2023.

A reportagem da Rede Amazônica esteve na região do Belmont neste fim de semana e encontrou um cenário incomum, mesmo para esta época do ano.

Com as praias formando ao longo do rio, muitas pessoas têm ido até estes pontos para tomar banho no rio. Mas o gerente operacional da Defesa Civil alerta para os riscos. "A gente não recomenda que os moradores venham para esses locais porque há predadores na água, peixes, puraqueias", diz Anderson Luiz.

Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica

Ainda segundo a Defesa Civil, constantemente há casos também de embarcações que estão ficando 'encalhadas' nos bancos de areias. "Hoje nossa cota é de alerta, mas se o nível do rio continuar baixando, poderemos até decretar uma situação de emergência", afirma.

O biomédico Luiz Garcia mora em Porto Velho há mais de 40 anos e afirma nunca ter visto o Madeira tão seco. "Desde que cheguei em Rondônia eu curto este rio, acho muito bonito, e agora com esta época da seca você vê que dificulta a navegação", relata.  

*Por Isabella Bagni, do Grupo Rede Amazônica


Veja mais notícias sobre Meio AmbienteRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/