Amazonas lidera crescimento de desmatamento na Amazônia Legal

Foto:Reprodução/Ibama

Com uma taxa de 59%, o Amazonas foi o estado com o maior crescimento nos registros de desmatamento, entre os estados da Amazônia Legal, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29) pelos Ministérios do Meio Ambiente, de Ciência, Tecnologia, Inovações e e de Comunicações. Além do Amazonas, no mesmo período, a derrubada da cobertura vegetal também registrou forte aumento no Acre (41%), Pará (39%), Rondônia (34%) e Roraima (29%). Estes estados superaram a média de crescimento do desmatamento na região, que foi de 27%.

A mensuração foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe no âmbito do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite – Prodes.

Em contra-partida, no mesmo período, o Amapá conseguiu reduzir em 32% o desmate por corte raso no último ano. Já o Mato Grosso registrou queda de 7%.

Área

Levando-se em consideração a área total desmatada, o estado do Pará foi o grande campeão, com uma área total de 2.992 Km² degradada. Em seguida aparecem os estados do Mato Grosso (1.489 Km²), Rondônia (1.376 Km²) e Amazonas (1.129 Km²).

A taxa consolidada de desmatamento é de 7.893 km2. A área total desmatada neste período foi 27% maior que o registrado nos 12 meses anteriores. Esse valor, no entanto, é aproximadamente 1% abaixo do que o estimado pelo Inpe em novembro de 2016, que foi de 7.989 km2.

O desmatamento observado em 2016 é 72% menor em relação à área registrada em 2004, ano em que foi iniciado pelo governo federal o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal – PPCDAm. Os dados estão disponíveis para consulta no site www.obt.inpe.br/prodes.

O índice do desmatamento relativo ao período de agosto de 2016 a julho de 2017 está em processamento e deve ser divulgado até novembro de 2017.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade