Alemanha destina 10 milhões de euros para projetos ambientais no Brasil

A Alemanha destinará 10 milhões de euros para apoiar o Brasil em projetos de adaptação à mudança do clima e conservação da biodiversidade. O anúncio do aporte financeiro foi realizado nesta terça-feira (27) pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o diretor-geral do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, Karsten Sach. A destinação é um ajuste complementar à parceria já existente entre os dois países. 

Foto: Gilberto Soares/MMA
O ministro Sarney Filho destacou a importância da cooperação entre os governos brasileiro e alemão, que ocorre há mais de 45 anos. “A Alemanha é o país que tem a maior parceria histórica na área socioambiental com o Brasil e vamos intensificá-la”, declarou. Além dos dois novos aportes financeiros, há ações em andamento voltadas para temas como gestão da biodiversidade marinha e costeira.

Para o diretor-geral do Ministério de Meio Ambiente alemão, a parceria trouxe avanços importantes para a conservação ambiental e deve ser continuada. “Temos bastante orgulho desta exitosa cooperação com o Brasil”, afirmou. Karsten Sach ressaltou a intenção de fortalecer a parceria. “Reconhecemos que os impactos da mudança do clima estão aumentando e, por isso, é necessário agir”, exemplificou.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) registra a assinatura recente de um total de 26 ajustes complementares vinculados ao acordo básico de cooperação entre Brasil e Alemanha. “Isso demonstra o enorme esforço conjunto dos dois países no sentido de aprimorar as nossas relações bilaterais, que já são excelentes”, afirmou o diretor da ABC, embaixador João Almino.

Apoio

Com valor de cinco milhões de euros, o projeto de Apoio ao Brasil na Implementação da Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima contribuirá para aumentar a resiliência no Brasil em um prazo de cinco anos, a contar de 2017. A iniciativa vai considerar os riscos climáticos em políticas nas esferas federal, estadual e municipal com o intuito de estabelecer ações em nível local, além de sensibilizar setor privado e sociedade civil para oportunidades diante da mudança do clima.

O valor destinado ao projeto de Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC LifeWeb) também será de cinco milhões de euros, com execução prevista até 2020. A ação tem o objetivo de administrar as áreas protegidas brasileiras em prol da preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Entre os componentes, estão a preparação de planos de manejo e proteção e o fornecimento de infraestrutura e equipamentos para UCs ameaçadas selecionadas e para parques com potencial atrativo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade