Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Máquina otimiza colheita de açaí no Acre

Máquina otimiza colheita de açaí no Acre
Foto: Divulgação/Agência Acre
Uma parceria entre o Governo e a Universidade Federal do Acre (Ufac) busca aperfeiçoar a colheita de açaí no Estado. A máquina, que acopla ao tronco da árvore, faz a coleta e derrubada dos cachos do açaizeiro e traz mais segurança aos catadores do fruto. Equipamento foi criado em 2013, pelo produtor rural paraense Trajano Alves de Brito para automatizar parte do trabalho de retirada do fruto.
A ideia, segundo a estudante do curso de Engenharia Florestal, Ana Nascimento Maciel, é otimizar a captação do açaí, e evitar a perda excessiva da fruta. "A máquina chegará ao Acre adaptada porque as palmeiras da região podem alcançar até 20 metros de altura, enquanto no Pará, onde surgiu o invento, não passa dos 15 metros. O equipamento pode suprir a necessidade de colher os frutos e evitar os riscos de colheita com facão e peçonha, material artesanal que coloca em risco constante a vida do catador Açaí", explica Ana.
O Acre já produz o fruto para exportação e consumo interior graças ao estímulo na produção feita pela Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Estado. Em 2013, foram produzidos mais de 1.310 toneladas de polpa do fruto. A maior parte foi vendida para os mercados do Sudeste brasileiro, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/