Máquina otimiza colheita de açaí no Acre

Foto: Divulgação/Agência Acre

Uma parceria entre o Governo e a Universidade Federal do Acre (Ufac) busca aperfeiçoar a colheita de açaí no Estado. A máquina, que acopla ao tronco da árvore, faz a coleta e derrubada dos cachos do açaizeiro e traz mais segurança aos catadores do fruto. Equipamento foi criado em 2013, pelo produtor rural paraense Trajano Alves de Brito para automatizar parte do trabalho de retirada do fruto.

A ideia, segundo a estudante do curso de Engenharia Florestal, Ana Nascimento Maciel, é otimizar a captação do açaí, e evitar a perda excessiva da fruta. “A máquina chegará ao Acre adaptada porque as palmeiras da região podem alcançar até 20 metros de altura, enquanto no Pará, onde surgiu o invento, não passa dos 15 metros. O equipamento pode suprir a necessidade de colher os frutos e evitar os riscos de colheita com facão e peçonha, material artesanal que coloca em risco constante a vida do catador Açaí”, explica Ana.
O Acre já produz o fruto para exportação e consumo interior graças ao estímulo na produção feita pela Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Estado. Em 2013, foram produzidos mais de 1.310 toneladas de polpa do fruto. A maior parte foi vendida para os mercados do Sudeste brasileiro, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade