Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Maduro cria moeda virtual para furar bloqueio econômico

Maduro cria moeda virtual para furar bloqueio econômico
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou na noite deste domingo (3) a criação de uma moeda virtual nacional com o objetivo de avançar na "soberania monetária" e "vencer o bloqueio financeiro". As informações são da Agência ANSA.
Batizada de "El Petro", a criptomoeda será criada nos moldes da Bitcoin e baseada nas reservas de ouro, petróleo, gás e diamantes do país.
"A Venezuela criará uma criptomoeda para avançar em matéria de soberania monetária, para proceder com as transações financeiras e para vencer o atual bloqueio financeiro", disse Maduro em pronunciamento na TV estatal.
Atualmente, o país sofre com restrições financeiras impostas por vários países, mas a maior delas vem dos Estados Unidos. O governo está mergulhado em uma grave crise econômica e agências de classificação de risco já classificam as dívidas venezuelanas como em "default seletivo".
Maduro não anunciou quando a criptomoeda entrará em vigor, apenas que será o Estado o responsável pela emissão e controle da novidade.
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Sobre a BitcoinCriada em 2008, a Bitcoin é a primeira moeda virtual considerada segura para usar a criptografia, que mantém todas as transações de maneira segura. No entanto, ela não é emitida por um governo.
Recentemente, ela bateu o recorde de valorização no mercado internacional, ultrapassando os US$ 11 mil. No entanto, dezenas de entidades alertaram para o risco de uma "bolha", que estava supervalorizando a moeda.
No entanto, a negociação da "El Petro" será feita no mesmo sistema de negociação, chamado de "blockchain", que compra e vende as moedas virtuais sob a supervisão de especialistas.    

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/