Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Inscrições para mestrado em estudo de Diabetes da UFPA seguem até domingo (6)

Estão abertas, até o dia 6 de junho, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Estudo Clínico no Diabetes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O mestrado oferta 16 vagas destinadas a profissionais da saúde que desejam aprofundar seus estudos no tema. As aulas iniciam em agosto de 2021, tendo como ambiência o Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência em atendimento do diabetes no Pará. Para acessar o edital, clique aqui.

O processo seletivo é composto de análise de pré-projeto e análise de currículo. O pré-projeto deve estar inserido dentro de uma das linhas de pesquisa do programa, que são: (1) diagnóstico e tratamento do diabetes e suas complicações e (2) prevenção e qualidade de vida no diabetes. O resultado da seleção será divulgado dia 28 de junho, no site do PPGDiabetes.

Das dezesseis vagas ofertadas, 14 são para ampla concorrência e duas estão reservadas para candidatos do Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT-UFPA). 

Foto: Divulgação

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes, localizada no primeiro andar do Hospital Universitário João de Barros Barreto (Rua dos Mundurucus, 4487, Guamá, 66073-000, Belém - Pará) ou pelo e-mail:

 Programa

Inaugurado em janeiro de 2020, o curso é o primeiro mestrado voltado ao estudo clínico do diabetes no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros são acometidos pela doença, e o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), referência no atendimento na área de endocrinologia no Pará, possui, há mais de 20 anos, o programa de extensão 'Atenção ao paciente diabético na comunidade amazônica', coordenado pelo endocrinologista e professor da Faculdade de Medicina da UFPA João Felício, que também coordena o Mestrado em Estudos Clínicos no Diabetes. 

O projeto conta com uma equipe de médicos endocrinologistas, biomédicos, enfermeiros, além de residentes das áreas médica e multiprofissional e alunos da graduação.

 Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/