Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Março 2023

Pesquisas com peixes e camarão-da-amazônia recebem apoio de usina solar no Amapá

Um novo sistema de energia fotovoltaica vai auxiliar pesquisadores do Amapá no desenvolvimento de pesquisas e no cultivo e reprodução de peixes e camarão-da-amazônia. A usina solar será instalada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no bairro da Fazendinha, em Macapá.

O objetivo também é gerar sustentabilidade econômica e ambiental ao local. O projeto de instalação será dividido em duas fases, sendo uma em área terrestre e uma outra sobre um tanque experimental de cultivo das espécies. A estimativa é que o sistema gere uma economia de mais de R$ 132 mil anuais. 

Uma das usinas será instalada no tanque experimental da Embrapa. Foto: Dulcivânia Freitas/Embrapa Amapá

Segundo o chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio, o projeto poderá gerar benefícios aos produtores. "Por meio de projetos de pesquisa futuros, haverá a possibilidade de avaliar os impactos da tecnologia na criação e trazer algumas respostas aos produtores sobre a criação consorciada com a geração de energia", disse o chefe-geral.

A iniciativa servirá de vitrine tecnológica aos produtores que desejam consorciar criação de espécies aquícolas e é resultado da viabilização de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Autossuficiência Energética.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Março 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/