Pesquisas com peixes e camarão-da-amazônia recebem apoio de usina solar no Amapá

Objetivo também é gerar sustentabilidade econômica e ambiental. Estimativa é que o sistema gere uma economia de mais de R$ 132 mil anuais.

Um novo sistema de energia fotovoltaica vai auxiliar pesquisadores do Amapá no desenvolvimento de pesquisas e no cultivo e reprodução de peixes e camarão-da-amazônia. A usina solar será instalada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no bairro da Fazendinha, em Macapá.

O objetivo também é gerar sustentabilidade econômica e ambiental ao local. O projeto de instalação será dividido em duas fases, sendo uma em área terrestre e uma outra sobre um tanque experimental de cultivo das espécies. A estimativa é que o sistema gere uma economia de mais de R$ 132 mil anuais. 

Uma das usinas será instalada no tanque experimental da Embrapa. Foto: Dulcivânia Freitas/Embrapa Amapá

Segundo o chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio, o projeto poderá gerar benefícios aos produtores. “Por meio de projetos de pesquisa futuros, haverá a possibilidade de avaliar os impactos da tecnologia na criação e trazer algumas respostas aos produtores sobre a criação consorciada com a geração de energia”, disse o chefe-geral.

A iniciativa servirá de vitrine tecnológica aos produtores que desejam consorciar criação de espécies aquícolas e é resultado da viabilização de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Autossuficiência Energética.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade