Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Pesquisa elabora banco de dados sobre grupo de plantas amazônicas pouco conhecidas

Foto: Divulgação/Fapeam

Pesquisadores catalogaram em diversos locais da Amazônia a ocorrência de 106 espécies, 50 gêneros, 17 famílias e mais de 4.690 amostras de epífitas, grupo de plantas que utilizam as árvores como suporte para fixação e não dependem do solo em nenhuma fase do seu ciclo de vida. Entre as representantes mais conhecidas na natureza estão as bromélias e as orquídeas.

O projeto, que elaborou um banco de dados de epífitas na Amazônia, monitorou a ocorrência dessas plantas em florestas de igapós – vegetações que são periodicamente alagadas pelas cheias dos rios – localizadas no Parque Nacional de Anavilhanas, no Parque Nacional do Jaú, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé e no arquipélago de Mariuá.

De acordo com o coordenador do projeto e doutor em biologia, Adriano Quaresma, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o estudo realizou o maior levantamento florístico de epífitas em um mesmo ecossistema florestal da Amazônia, o que preencheu uma lacuna gigantesca sobre o conhecimento desse importante grupo de plantas em matas de igapó.

"As epífitas possuem importância fundamental na manutenção da diversidade biológica e onde são encontradas, pois proporcionam recursos alimentares e microambientes especializados para a fauna",

destacou o pesquisador.
Essas plantas são usadas também como refúgio reprodutivo a muitas espécies de animais, como rãs e sapos, o que as torna importantes elementos na manutenção da biodiversidade. A presença na natureza também impacta, de diferentes formas, aves, répteis, mamíferos e formigas.
Foto: Divulgação/Fapeam

Abundância 

Representando 10% da flora do planeta, as epífitas possuem mais de 30.000 espécies em todo o mundo. Na Amazônia, são registradas mais de 5.580 espécies.

Apesar de tanta abundância na natureza, ainda há poucas informações sobre esse grupo de plantas. Por isso, a importância de estudar e conhecer mais, explica o pesquisador. "Este projeto representou um primeiro e essencial passo para desvendar padrões e processos de epífitas em escala biogeográfica amazônica", disse.

Equipe e apoio 

O projeto 'Florística e ecologia de comunidades epifíticas em florestas de igapó da Amazônia: ferramentas para a conservação' foi conduzido com a participação de 30 pesquisadores, incluindo alguns de fora do Brasil.

Iniciado em 2019, o estudo foi concluído em 2022 por meio do fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), disponibilizado via Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam).

O programa estimula a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições de ensino superior e pesquisa no Amazonas.  

Veja mais notícias sobre AmazôniaInovação e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/