Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

O que é, como e porque usar o Whatsapp Marketing hoje

Em 1940 circulavam anúncios em jornais que podiam ser considerados como Publicidade ou Marketing, mas especialistas estimam que essa área pode ter surgido junto com o capitalismo no século 15.

De lá para cá este campo cresceu consideravelmente, ao ponto de inúmeras formas de se conseguir novos clientes e aumentar as vendas surgiram, desde panfletos e comerciais a formas mais sofisticadas como o neuromarketing.

Diante disso, não só toda a esfera de marketing em si, cresceu, mas o público também e nem tudo funciona mais com os consumidores de hoje, mas uma estratégia vem se destacando nesse mercado.

Isso porque se aproveita de uma ferramenta que está em nossas mãos e usamos à exaustão todos os dias: o Whatsapp.

Foto: Alfredo Rivera/Pixabay
Para te ajudar a entender o que é o Whatsapp marketing, separamos 5 tópicos que vão facilitar a compreensão:


  • Mas o que é afinal?

Assim como as propagandas eram enviadas diretamente à casa das pessoas por carta, o Whatsapp Marketing é uma forma de Messenger Marketing, que visa a conversão de um cliente por meio de mensagens diretas.

Muito usado em todas as redes sociais e pequenas janelas de chat abertas nas páginas das empresas.


  • O que dizem os usuários:

Hoje existem alguns dados colhidos de consumidores que compraram a partir do aplicativo e já se sabe que 98% das mensagens são abertas, de todos os clientes entrevistados, 53% informaram que estão mais propensos a comprar das empresas que prospectam e contratam pelo "Whats".

Além disso, pode deixar a retenção de clientes até 25 vezes mais barata.


  • Por que usar?

O Brasil é hoje o segundo país com mais usuários ativos no mundo, perdendo apenas para a Índia. Nossos 108,4 milhões de usuários são consumidores ávidos da plataforma e suas funcionalidades, então é um público absurdamente amplo e, dependendo da forma que o fizer, barato de ser atingido e com alta conversão.

Além disso, a ferramenta permite envios de mensagens por diversos modelos de mídia: por meio de textos, imagens, vídeos, figurinhas, gifs…

Essa versatilidade permite que a comunicação seja criativa e próxima. Você pode misturar as informações, como fazer vídeo com fotos do seu produto, enviar textos personalizados com links, apresentações em PDF e vídeos, etc.


  • Os resultados registrados:

As empresas que utilizaram este método obtiveram números inéditos até então, com algumas delas chegando a relatar um aumento de cerca de 112% na conversão.

Colocar um link para o Whatsapp em suas redes e sites ainda fez a geração de leads crescer em 27% e como é um aplicativo gratuito, ainda se diminui o CAC (custo de aquisição de cliente) imensamente.


  • Como começar?

Você provavelmente já tem um número pessoal no Whatsapp, então se não fizer falta, ou mesmo se já utiliza essa conta para isso, basta fazer a conversão para uma versão corporativa.

Desta forma seu Whatsapp terá essa característica visível a todos e também possibilita programar mensagens de resposta automáticas, poupando um bom trabalho manual.


O Whatsapp é hoje uma das ferramentas mais poderosas do mundo e já é usado por mais de 72% dos empreendedores brasileiros, não mostrando sinais de desaceleração.

Partindo do pressuposto que quem não é visto não é lembrado, certifique que sua marca já tem o número próprio e comece agora a não só melhorar a relação com seus clientes, mas como vê-los crescer em números como nunca.

FONTES:

https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-whatsapp

https://sendpulse.com/support/glossary/whatsapp-marketing

Veja mais notícias sobre Inovação e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/