Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Estudante amapaense desenvolve maionese a partir da castanha-da-Amazônia

Um projeto que estuda os benefícios da castanha-da-Amazônia para a saúde humana desenvolveu uma maionese e um molho de pimenta de forma experimental. A ideia surgiu a partir da percepção do estudante Francisco Barbosa, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no município de Laranjal do Jari, extremo sul do Amapá.

Os molhos foram apresentados durante uma feira sobre produtos florestais, no dia 8 de abril no Ifap, onde foram apresentadas iniciativas voltadas para práticas de gestão de recursos naturais na Amazônia.

"A ideia surgiu há oito meses quando comprei um hambúrguer de um amigo aqui na praça da cidade. Eu 'tava' cansado de comer os mesmos molhos, aí vi as castanhas e me questionei: por quê não usar a castanha, que eu gosto tanto?'", descreveu o aluno.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica AP

O estudante disse também que o mesmo questionamento surgiu para o molho de pimenta. O trabalho foi orientado pelo professor Wallace Reis e já se prepara para participar de feiras em outros municípios como Macapá.

A região onde o projeto é desenvolvido é uma das maiores produtoras da castanha do Estado. O extrativismo é uma das bases econômicas e a principal fonte de renda de muitas famílias, como a de Francisco.

"Estamos tentando conseguir parceiros para iniciar a produção em pequena escala desses dois produtos. A castanha que foi utilizada foi a minha irmã que trouxe de uma colônia e o óleo consegui com o presidente da comunidade de São Francisco do Iratapuru", informou o estudante.

Foto: Francisco Barbosa/Arquivo Pessoal

Francisco também destacou outros produtos que já são produzidos a partir da castanha, como biscoitos e paçocas, por exemplo. Bertholletia excelsa é o nome científico da árvore da castanheira que dá a conhecida castanha-do-Brasil, ou castanha-do-Pará ou castanha-da-Amazônia.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários: 1

Gabriel em Segunda, 17 Abril 2023 14:54

Dá pra fazer Maionese com qualquer oleaginosa... o problema é o preço do azeite de Castanha do Pará... Custa uns 70 reais o litro...

Dá pra fazer Maionese com qualquer oleaginosa... o problema é o preço do azeite de Castanha do Pará... Custa uns 70 reais o litro...
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/