Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Campuseiros e expositores nortistas ganham destaque na Campus Party Amazônia

Com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas em cinco dias, a Campus Party Amazônia, ou #CPAmazonia, é realizada pela primeira vez em Manaus (AM) de 11 à 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções. A abertura, nesta quarta-feira (11), foi marcada pela entrada dos campuseiros e também pela palestra com o rock star Bruce Dickson, da banda de heavy metal Iron Maiden. Mas a programação "pra valer", começou nesta quinta-feira (12) com diversas atividades como palestras, experiências disruptivas, empreendedorismo e educação.

Considerada um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo, a Campus Party reúne pessoas de todo o Brasil e muitas caravanas saíram de diversos lugares do país para prestigiar a primeira edição da Campus Party na Amazônia.

Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

Por isso, sem a barreira geográfica neste ano, o público nortista ganha mais visibilidade.

A professora de robótica Patrícia Marinho, conta que uma caravana saiu de Boa Vista, capital de Roraima, para prestigiar a feira tecnológica e ressalta a importância da iniciativa na Região Norte.  

"Viemos em caravana, 40 pessoas. Estudantes, professores, servidores, secretários. Estamos aqui animados com tudo isso que envolve tecnologia. Sabemos que sempre era sediado em São Paulo e a oportunidade agora de ser aqui, na nossa região, estamos felizes. Vamos aproveitar o máximo",

pontuou Patrícia.
Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

Espaços para todos os gostos

Além da área 'Open', aberta ao público em geral, existem diversas outras áreas que vão garantir diversão para todos os gostos. Confira algumas:

Campus Kids

A Campus Kids conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens e promover uma maior inclusão tecnológica deles. O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil.

Campus Play

A Campus Play é um espaço focado em falar de games de forma divertida, direta e profissional, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. A área receberá diversas atrações entre palestras e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games.

Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

Printerchef

O Printerchef é um dos pontos altos do evento e muito aguardado por entusiastas da tecnologia e da gastronomia. Consiste em um campeonato gastronômico de pratos feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. 

A competição que terá a parceria com a Startup BioEdTech contará com workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos.

Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

Palco Fábrica de empreendedores

O palco realizado em parceria com o Sebrae receberá palestras e painéis de empresários, empreendedores e outras personalidades de Manaus.

Uma das iniciativas de empreendedorismo é Magnus Amazônia, uma biofábrica de mudas, que visa produzir mudas mais sadias e uniformes, com uma velocidade maior do que os métodos convencionais, além de estimular o plantio comercial gerando emprego e renda, bem como impulsionar a bioeconomia nas cadeias produtivas de sementes e mudas no Estado do Amazonas.

"É uma startup pioneira em biotecnologia vegetal aqui no Estado do Amazonas. A gente trabalha com a tecnologia de micropropagação, para produção de mudas. A gente faz clone de mudas, reproduzimos em laboratório para fornecer. Ela veio para ajudar o Estado quanto ao meio ambiente, mas também a atender a demanda do próprio Estado, como com espécies ornamentais, florestais e medicinais que tem uma demanda muito grande de espécies sadias. Tentamos solucionar essa falta. Somos uma biofábrica, produzimos em grande escala para atender pequenos e médios produtores, para contribuir nas cadeias produtivas",

explicou um dos fundadores, o doutor em Biotecnologia, Messe Elmer.
Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

Arena de drones

Já tradicional na Campus Party, a Arena de Drones terá novidade nesta edição: o 'Criaturas Voadoras', na qual a equipe do Drone Lab Brasil utilizará toda a expertise do laboratório maker para criar figuras como tubarão voador, pássaro robótico e até um cubo borg inspirado na série Star Trek.

Simuladores

Todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da área open da Campus Party. Nesta edição, dois simuladores de carro e um avião caça estarão disponíveis para o público na Open Campus. 

Destaque nacional

Uma das atrações nacionais mais aguardadas da edição, o jornalista e youtuber Iberê Thenório, conhecido por fundar o 'Manual do Mundo', relata que o evento é importante para unir comunidades. 

"Eu participo da Campus Party acredito que desde 2008 e é muito legal pra juntar as pessoas que gostam de tecnologia. Então é uma oportunidade de você ver coisas novas, conhecer pessoas novas, gente que é parecida com você e isso fomenta muita coisa, a galera que gosta de programação, que gosta de robótica, a Campus Party é muito importante para formar uma comunidade".

"Manaus acaba ficando muito longe das outras capitais e isso impede que a galera daqui participe desses eventos, porque fica à mercê de aviões. E é muito bacana que Manaus comece a sediar e criar sua própria comunidade aqui. Nesse sentido, vai fazer com que muito mais gente tenha acesso à esse tipo de programação",

finalizou.
Foto: Naliel Rabelo

A Campus Party Amazônia segue até dia 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM). Confira a programação.

Veja mais notícias sobre Inovação e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/