Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Cachorro robótico é destaque na Rota do Agro da 42ª edição da Expoferr

Cachorro robótico virou atração da Rota do Agro. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A tecnologia também marcou presença na 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). Na Rota do Agro, por exemplo, o cão robótico 'Scooby' chamou a atenção dos visitantes que passavam pela área.

Algumas pessoas ficaram curiosas, enquanto as crianças queriam chegar perto do pequeno "animal". De longe, o especialista em robótica da Future Media, Bruno Vieira, controlava o 'Scooby', que caminhava em volta do público e pedia carinha como se fosse um cachorro de verdade.

"Ele está na feira com a finalidade de interação. O Scooby faz alguns truques e isso é uma forma de encantar as pessoas, principalmente, as crianças, que ficam loucas para fazer carinho nele", 

destacou Vieira.
Público interagiu com o Scooby, o cachorro robótico. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O 'Scooby' é um robô da Unitree Go1 e custa cerca de R$ 65 mil. Ele foi feito com o objetivo de auxiliar em diversos ramos, como por exemplo, caminhar em áreas de insalubridade, realizar vistorias, trabalhar com autoridades ou servir em tarefas domésticas. 

Com apenas 12 quilos, o cão robótico impressiona pelo equilíbrio, pois possui um sistema aritmético que o impede de cair mesmo sofrendo impactos ou empurrões.

De acordo com Vieira, que manipulou a interação do cachorro robótico com o público, muitas pessoas não têm a oportunidade de conhecer robôs, por esse motivo, a primeira reação sempre é engraçada. 

"Depois que o pessoal se acostuma é sensacional, já que nem todos podem ter esse tipo de interação. Você consegue tirar vários tipos de emoções como medo, curiosidades e alegria. No geral, a experiência sempre é positiva", afirmou. 

Movimentos que encantam 

A roraimense Daniela Araújo levou o filho João Victor, de cinco anos, para desfrutar da programação da Expoferr. Ao encontrar o cão robô, o pequeno não se acanhou e tratou de afagar o animal robótico. "Este ano, a Expoferr está com várias áreas lúdicas para as crianças e o João Victor está aproveitando para curtir tudo", afirmou a mãe da criança.

O empresário Lucas Freitas já passou dos 40 anos, mas também ficou encantado com os movimentos do 'Scooby'.

"Parece até um cachorro real. Eu acho que o mundo tecnológico ainda vai ter muito a oferecer para as pessoas. Estou ansioso para ter contato com outras tecnologias", 

afirmou.
João Victor ficou encantado com o cachorro robótico. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Confira a programação desta quinta-feira: 

16 de novembro - Quinta-feira

Palco Arena


17h - Programação Infantil no tablado: Grupo Léo Malabarista
18h - Angélica Dutra
19h - Forró sacolejo
20h - Rubens Ribeiro
21h - Neto Andrade
22h - Martinelli

Palco Rodeio


23h – 00h40 - Giannini Alencar

01h10 – 02h40 - Michelle Andrade 

Sobre a Expoferr 

Ao todo, 93 mil m² de infraestrutura estão montadas no Dandãezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, onde é celebrada a 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). O evento possibilita a geração de negócios e empregos diretos e indiretos. É estimada uma média de 80 mil visitantes por dia na edição de 2023.

O público pode vivenciar diversas experiências ligadas ao agronegócio, ideias inovadoras, economia criativa, agricultura familiar, rota do agro, fazendinha, negócios internacionais, segurança jurídica, importação, pesca e aquicultura, vitrines tecnológicas, melhoramento genético, comercialização de veículos e produtos e, claro, praças com diversidade gastronômica típica da região. 

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/