Indígena sateré-mawé do Amazonas lança livro em francês em live internacional

Obra foi escrita em coautoria com o professor Renan Albuquerque, da Ufam, e a professora emérita Carmen Junqueira, da PUC-SP

Um dos líderes dos Sateré-Mawé, o professor Josias Sateré, do clã ut, lança nesta quinta-feira (31) o livro Kapi – Un Leadership Clanique et Par Afinnité (Edua/Alexa Cultural). A obra foi escrita em coautoria com o professor Renan Albuquerque, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a professora emérita Carmen Junqueira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A live de apresentação do livro em francês é fruto de parceria da Universidade Federal do Amazonas com a Universidade de São Paulo. O evento é promovido por Renan Albuquerque, que atualmente é pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL-USP), onde realiza seu terceiro estágio pós-doutoral.

Foto: ReproduçãoFacebook

A versão francesa do original Kapi – Uma Liderança Clânica e Afim, publicado no ano passado, nasceu de um trabalho de interpretação e composição de sentidos realizado pelo especialista em tradução Prof. Fabrício Vasconcelos, egresso do Departamento de Língua Francesa da Ufam com experiência em docência em Toulouse/FR. A professora Cristina Alvarez, da Catalunha/ESP, também é parceira do projeto, o que caracteriza a internacionalização da atividade.

O coordenador do Núcleo Diversitas da USP, Sérgio Bairon, o professor Livre-Docente da ECA-USP, Ricardo Alexino, a professora Titular da PUC-SP, Bader Sawaia, e o professor da Ufam de Parintins, Gerson André, estão no time de especialistas convidados da mesa virtual. O professor, psicólogo e escritor Thiago Prada hospeda a live em seu canal no youtube.

Serviço

Quem: Josias Sateré (Andirá-Marau), Renan Albuquerque (Ufam), Carmen Junqueira (PUC-SP), Ricardo Alexino (USP), Sérgio Bairon (USP), Bader Sawaia (PUC-SP), Gerson André (Ufam) e Cristina Alvarez (Univ. Catalunha/ESP)
Quando: 31 de março (quarta-feira)
Hora: 14h (São Paulo)
Onde: Canal “Entre Deuses e Vermes” (YouTube – Prof. Thiago Prada)
Link: https://www.youtube.com/channel/UCQ-dgW_dB2py4QNHhH1o9GQ/videos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Corante natural produzido por fungo da Amazônia pode ser utilizado em cosméticos

Um corante vermelho com base em extrato produzido com Talaromyces amestolkiae foi testado em bases de possíveis produtos, como creme facial, xampu e bastão de gel, com ação antioxidante e antibacteriana.

Leia também

Publicidade