Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

História do Teatro Amazonas é destaque do site 'BBC'

História do Teatro Amazonas é destaque do site 'BBC'
A imponência e beleza do Teatro Amazonas ganharam, mais uma vez, destaque no cenário internacional. Desta vez, o site 'BBC - Reino Unido' mostrou a história do Teatro Amazonas com a matéria 'O belo teatro no coração da floresta amazônica’. Na reportagem publicada nesta quinta-feira (16) o repórter Benjamin Ramm  descreve qual é a sensação de pisar na construção que é um marco para a cidade de Manaus.

Segundo a matéria escrita por Ramm, a música de Manaus não está ligada apenas aos sons oriundos da natureza.  “O Teatro Amazonas é o testamento à riqueza de Manaus no auge da borracha. Ele é uma tentativa curiosa de reproduzir o gosto cultural europeu no coração da floresta tropical”, relatou.
Teatro Amazonas é um dos principais símbolos do Estado. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O jornalista também ressalta o trabalho pelo pintor brasileiro Crispim do Amaral. "Nem toda arte é europeia. O palco é adornado com um cortina ilustrado pelo Crispim do Amaral, que retrata a deusa da água, Iara, no meio do encontro das águas", diz. Outro ponto importante citado por Ramm são os eventos sediados no Teatro Amazonas, como por exemplo, o Festival Amazonas de Ópera e a apresentação do White Stripes, em 2005.

Para encerrar a matéria, Ramm, afirma que o teatro expressa uma ideia de cultura removida da natureza.  "Procuraram domesticar um habitat selvagem com uma visão da civilização cultivada em Paris, e nutrida por homens ansiosos pela grandeza europeia. O espírito do Amazonas oferece uma interpretação muito mais orgânica; De modo que, na terminologia musical, ela não age em dissonância, mas em harmonia", finalizou.
Foto: Reprodução
Criando um símbolo 
A primeira ideia concreta de construção de um Teatro em Manaus surgiu em 1881. O deputado Antonio José Fernandes apresenta um projeto de Lei argumentando que “a cidade não dispunha de edifício próprio para representações teatrais, cuja distração é incontestavelmente de utilidade e muito concorre para a civilização da nossa sociedade” e “que a província se acha em condições de satisfazer esta necessidade, que também concorre para o embelezamento da cidade”.

Em junho de 1881 é sancionada a Lei autorizando a construção de um teatro de alvenaria e aquisição do terreno; em maio de 1882 são chamados os concorrentes para apresentação do projeto de arquitetura e orçamento, fixado inicialmente em 250 contos de réis.

A pedra fundamental do Teatro só foi lançada em 1884. As obras estiveram paralisadas de 1886 a 1893, quando foram retomadas pelo governador Eduardo Ribeiro que, apesar do esforço, não chegou a inaugurá-lo.
Detalhe da cúpula do Teatro Amazonas. Foto:Diego Oliveira/Portal Amazônia
Depois de muitos entraves políticos, administrativos e técnicos, o Teatro Amazonas foi finalmente inaugurado em 31 de dezembro de 1896, embora sem estar ainda totalmente concluída a construção e decoração.

A construção do Teatro Amazonas ao final do século XIX, só foi possível graças ao período conhecido na história sócio-econômica brasileira como Ciclo da Borracha. Somente a privilegiada situação econômica da Província do Amazonas, na época propiciada pela exportação da borracha, tornaria possível a implantação na cidade de projetos tão audaciosos, dos quais o Teatro é o exemplo mais expressivo.

Também contribuiu a visão do governador Eduardo Ribeiro, que deu impulso à nova feição urbanística de Manaus.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/