Governo anuncia mudança no bandeiramento e flexibilização de medidas no Pará

Municípios do Baixo Amazonas saem do lockdown e passam para a bandeira vermelha. Cidades na bandeira laranja têm medidas mais flexíveis a partir desta quinta-feira (18)

O Governo anunciou mudanças no bandeiramento do Estado e a flexibilização de medidas de prevenção à Covid-19 nos municípios que estavam em lockdown. A atualização do Decreto nº 800/2020 (RetomaPará) foi publicada nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial do Estado.

As principais mudanças foram no Anexo I para alteração da bandeira dos municípios da Região do Baixo Amazonas, que estava na cor preta e agora passa para a cor vermelha, com medidas mais flexíveis, porém com nível ainda considerado alto de transmissão, portanto as medidas da zona de controle devem continuar sendo observadas rigorosamente. Estão proibidos eventos e/ou reuniões, de caráter público ou privado, com mais de 10 (dez) pessoas; shoppings, academias, salões de beleza, restaurantes, bares, clubes, praias e similares continuam fechados ao público.

Foto: Pedro Guerreiro

“Importante esclarecer que toda e qualquer mudança do decreto é precedida de avaliação criteriosa dos índices relacionados à Covid, quais sejam: velocidade de transmissão, número de casos, capacidade de absorção do sistema de saúde, entre outros. Essa verificação é feita diariamente pelas equipes técnicas do Estado e serve como fundamento para os ajustes no Decreto 800. A publicação datada de hoje, 18 de fevereiro, que realizou a flexibilização de algumas medidas, reflete o cenário de saúde no Pará, atualmente”, explicou Adriana Gouveia, procuradora-geral adjunta Administrativa do Estado.

As medidas valem para os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.

Todos os outros municípios paraenses, entre eles, os que integram a Região Metropolitana de Belém, seguem na bandeira de cor laranja, que indica risco médio de transmissão do coronavírus, porém, com mudanças em algumas medidas. São elas:

– Ficam proibidas aglomerações, reuniões, manifestações, em locais públicos, para fins recreativos, com audiência superior a 50 (cinquenta) pessoas – antes, a proibição era para reuniões com número superior a 10 (dez) pessoas.

– Estão liberadas as arenas e esportes coletivos;

– Bares podem voltar a funcionar, seguindo a regras de restaurantes e lanchonetes;

– Aumento do limite de músicos em eventos privados de 2 (dois) para até 6 (seis);

– Mudança no horário de venda de bebidas alcoólicas em restaurantes e similares, que fica proibida de 0h às 6h – antes, o horário da proibição era e 22h às 6h;

– Liberado o consumo de bebidas alcóolicas em lojas de conveniência, no horário permitido para venda;

– Esportes coletivos em clubes e aulas coletivas em academia estão liberados;

– Praias, igarapés, balneários e similares voltam a ser liberados. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade