Exposição ‘Mawe’ chega em Manaus

No dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, Manaus recebe a exposição fotográfica “Mawe“, de Marcos Amend, que será lançada as 19h no Casarão de “Idéias”. Mawe ficará em cartaz até 5 Julho. A entrada é gratuita.

No lançamento da exposição, também haverá a palestra “Prazeres e desafios da Fotografia de Natureza no Brasil”, ministrada por Marcos Amend. O fotógrafo falará sobre a experiência de reunir as imagens dentro da temática, além do processo de captação e criação. Na língua tupi-mondé, a palavra Mawe significa natureza.

“A exposição oferece uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, possibilitando a interação do espectador para vivenciar a arte por meio das fotografias de natureza”, disse Amend. 

Foto: Divulgação/Marcos Amend

Sobre o autor

Marcos Amend é de Curitiba, e alia o talento fotográfico à conservação do meio ambiente. Em busca de registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, percorreu os cantos mais remotos do Brasil e do mundo.

Esteve por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde iniciou seu trabalho de registro das paisagens e culturas amazônicas. “Já acostumei com esse comportamento da mãe natureza: ela nem sempre dá o que você quer. Mas, se estiver em sintonia, ela sempre dá o que você precisa”, disse.

Atualmente, Amend colabora com livros, revistas e bancos de imagens, além de realizar expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor ao redor do mundo.

Foto: Divulgação/Marcos Amend

Exibição de filmes

O lançamento da exposição Mawe contará com exibição de três filmes. “H2O” é uma produção amazonenses independente que tem como temática o desperdício do mais essencial ingrediente da vida do nosso planeta: a água. Através da visão idílica de um homem, o diretor Moacyr Massulo leva os expectadores à reflexão. O desperdício da água leva o personagem a um estado em que a temática começa a interferir nos sonhos e na própria realidade dele.

“Anavilhanas” é um documentário de Carolina Fernandes que traz um olhar sob a perspectiva audiovisual do Parque Nacional de Anavilhanas. Na localidade, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas. O cenário peculiar se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

“Inteligêncica é fundamental” é um documentário experimental sobre a dificuldade em obter água para consumo no bairro Cidade Alta, que fica na Zona Leste de Manaus. A comunidade está localizada nas proximidades do maior rio do mundo em volume e extensão, o Rio Amazonas. A diretora Michele Andrews recebeu o prèmio Curta 4, em 2008.

Serviço

Exposição Mawe, de Marcos Amend
A partir da terça-feira, 5 de junho, 19h, no Casarão de Idéias – Rua Barroso, 279, Centro de Manaus
Entrada gratuita
Contatos: (92) 99152-0962

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade