Expedição investiga alterações climáticas no rio Amazonas durante a vazante

Investigar o comportamento do rio Amazonas no período de vazante, desde a cidade de Iquitos, no Peru, até a foz, no Estado do Amapá, foi o objetivo da expedição fluvial realizada por pesquisadores brasileiros e peruanos. A jornada está documentada e será publicada na revista intitulada “Rio Amazonas – Expedição Fluvial Peru/Brasil“, que será disponibilizada gratuitamente ainda em 2106. A pesquisa contou com o apoio técnico do bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e graduando da Universidade Luterana do Brasil (Opens external link in new windowUlbra), Robson Calazaes.
 

Como forma de divulgação do projeto, a revista conta relatos preliminares da primeira parte da expedição fluvial. As informações completas com todas as informações sobre a experiência estarão em um livro que será lançado em 2018, quando a expedição deverá ter sido concluída.

Antes disso, em 2017, um dos membros da expedição, o doutor Newton Lima, fará uma série de palestras em diversas universidades do Brasil e Peru, para divulgar a expedição e mostrar o estado presente do clima do rio Amazonas. Haverá, ainda, uma apresentação do projeto na França.

Além de Newton Lima, a expedição conta com a participação do graduando em Engenharia Civil e Geociências, Ricardo Figueiredo, do graduando em Engenharia Mecânica, William Quispe, e do estudante de Engenharia Química e bolsista da Fapeam, Robson Calazaes.

De acordo com Robson, a participação dos estudantes no projeto é importante para por em prática os trabalhos desenvolvidos em cada curso. “Pude contribuir com o que estou aprendendo no curso de Engenharia Química. Minha participação no projeto envolveu a coleta e análise de água do todo o rio, a documentação fotográfica e cinematográfica da expedição, o monitoramento na estação meteorológica e o georeferenciamento de dados”, explicou Calazaes.

Para ele, a bolsa de iniciação científica de apoio técnico é importante para o pesquisador desenvolver seu trabalho, visto que o bolsista é um acadêmico qualificado para auxiliar nas pesquisas. “Sem esse fomento, seria muito complicado realizar os trabalhos científicos, sem contar que isso contribui para o nosso aprendizado como bolsista e futuro pesquisador e a Fapeam enxerga a importância de tudo isso”, disse Robson.

Além da Fapeam, o projeto conta com a parceria do Instituto de Investigação da Amazônia Peruana (Opens external link in new windowIIAP) e da Moto Honda da Amazônia, por meio do setor de Engenharia e Meio Ambiente. O projeto está previsto para ser finalizado em 2018, juntamente com o lançamento do livro sobre a expedição fluvial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade