Exército atuará sozinho na segurança de zonas eleitorais em sete cidades do AM

Em outras 33 cidades, Forças Armadas atuarão junto com policiais militares.

O Exército Brasileiro atuará sozinho em zonas eleitorais de sete municípios do interior do Amazonas durante o 1º turno das eleições municipais, no domingo (15). São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Anamã, Barcelos, Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro e Uarini são as cidades que receberão os agentes das Forças Armadas.

Os militares acompanharão todo o processo eleitoral nas seções e locais de votação. A Polícia Civil também estará no local, mas atuará como polícia judiciária.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, a decisão veio do Tribunal Superior Eleitoral e ajuda a reforçar a segurança do pleito no estado. O policiamento do Exército ocorrerá exclusivamente nas zonas eleitorais, mas todos os municípios terão a presença de policiais.

“Esses locais de votação estão próximos a quartéis do Exército, tem unidades. É uma decisão do TSE, mas não tem nenhum problema que tenha gerado esse envio, não. Está sendo um pleito bem tranquilo e é claro que toda ajuda é bem-vinda. Temos muitas localidades no interior do estado de difícil acesso e as Forças Armadas vão nos ajudar nisso”, explicou. 

Além dos sete municípios em que será o único responsável pela segurança nas zonas eleitorais, o Exército também vai atuar em mais 33 cidades, ajudando agentes da Polícia Civil e Militar.

As informações foram repassadas nesta terça-feira (10), durante uma coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, que detalhou o trabalho da operação Eleições 2020.

Base de monitoramento para o interior

Uma das novidades das eleições deste ano é a instalação de uma base de monitoramento das operações dos órgãos de segurança exclusiva para as ações no interior do estado. O espaço vai ser montado no Comando-Geral da Polícia Militar, na Zona Sul.

Além desse, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona Centro-Sul de Manaus, vai acompanhar toda a operação dos órgãos de segurança na capital.

A Operação das Eleições 2020 deve reunir agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). O efetivo de cada um dos órgãos durante o pleito deve ser assim:

Polícia Militar: 2,6 mil policiais, sendo 1.325 destinados ao interior e cerca de 1.276 para Manaus.

Polícia Civil: 855 agentes estarão baseados em Manaus e cerca de 100 policiais e 36 delegados, investigadores e escrivães deverão reforçar o trabalho no interior, que já conta com aproximadamente 500 policiais.

Detran: De acordo com o órgão, mais de 200 agentes do próprio Detran e também do Batalhão de Trânsito estarão nas ruas, apoiando os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Corpo de Bombeiros: Cerca de 23 agentes serão chamados para reforçar o efetivo, que vai contar ainda com as guarnições que outrora já estavam pré-escaladas. Outros 30 bombeiros militares também auxiliarão na operação, e no interior, cerca de 45 agentes também serão deslocados para reforçar os serviços ofertados pela corporação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade